Há pouco mais de quatro anos – em julho de 2016 – Udolino Campestrini entrevistava sua mãe, dona Amélia (24/02/1926), para um vídeo sobre a Festitália de Blumenau-SC. Aos 90 anos de idade, ela conversava alegremente no espaço reservado ao Lira Circolo Italiano di Blumenau’ da Vila Germânia e manifestava, além da vontade de dançar, a esperança de chegar aos 100 anos. “Se Deus me conceder a graça de me deixar por aqui, claro que chego”, respondeu ela ao filho.
Menos de quatro anos depois, quem não está mais é o filho entrevistador que, desde 2019, respondia pela presidência da entidade e que este ano, devido à pandemia do coronavírus, não pode realizar aquela que é considerada a “maior festa italiana de Santa Catarina”. Não realizará, também, a do próximo ano: vítima do mesmo coronavírus, Udolino morreu dia 14 último, aos 66 anos, depois de mais de vinte dias de luta pela vida na UTI do Hospital Santa Isabel.
Em homenagem a Udolino reeditamos o vídeo em que ele alegremente entrevistava a própria mãe e fazia, como sempre fez, propaganda da Festitália: uma forma de manter vivas raízes, costumes e tradições da comunidade italiana que habita a cidade considerada “a mais alemã” de todo o Brasil. O vídeo termina com a execução, na festa de 2018, do hino da Festitália pelos integrantes do coro do círculo.
No dia da morte de Udolino, a prefeitura de Blumenau divulgou nota de pesar nos seguintes termos: “A Prefeitura de Blumenau informa com pesar que recebeu a notícia do falecimento de Udolino Campestrini, empresário do ramo de contabilidade e presidente do Lira Circolo Italiano, que tinha 66 anos. Campestrini era um dos principais fomentadores da cultura italiana na nossa cidade, sendo o responsável pela organização da tradicional Festitália.
Nascido em Rio dos Cedros, escolheu Blumenau para trabalhar e é muito querido pela comunidade. “Udolino carregava com muito orgulho a história dos italianos no Brasil e em Blumenau. Lamentamos enquanto cidade a passagem dele e que Deus conforte o coração dos amigos e familiares nesse momento difícil”, lamentou o prefeito Mario Hildebrandt.
O velório ocorre no Cemitério São José e o enterro será às 16h. Ele deixa esposa, duas filhas e três netos.”