ALÉM DE POLLASTRI E RENATA, A UNIONE SUDAMERICANA EMIGRATI ITALIANI – USEI TERÁ TAMBÉM O NOME DE ANTONIO LASPRO

CURITIBA – PR – A ex-vereadora de Curitiba Renata Bueno (filha do deputado federal Rubens Bueno – PPS) é a mais nova aquisição da Unione Sudamericana Emigrati Italiani – USEI, liderada pelo ítalo-argentino Eugenio Sangregorio, de 74 anos, com vistas às próximas eleições italianas de fevereiro próximo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Renata, que vinha tentando espaço em outras tendências políticas italianas, teve a sua candidatura à Câmara anunciada pela agência Aise (02.01.2012) que informa também a candidatura ao mesmo posto de Antonio Laspro, de São Paulo, um dos quatro atuais representantes do Brasil no CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero. A mesma Usei já anunciara a candidatura do ex-senador Edoardo Pollastri, também de São Paulo, ao Senado.

Em outra chapa liderada por outro argentino – o Maie – Movimento Associativo Italiani all’Estero, de Ricardo Merlo – estão quatro candidatos do Brasil: Walter Petruzziello (ao Senado) e Luis Molossi, Natalina Berto e Claudio Pierroni (Camara)

Em seu perfil, no Facebook, Renata Bueno (ela não se reelegeu vereadora nas últimas eleições em Curitiba, em que seu pai foi também candidato derrotado a vice-prefeito na chapa do então prefeito Luciano Ducci) informa o seguinte sobre suas atividades:

“Sou vereadora em Curitiba e advogada com especialização em direitos humanos e mestrado em direito público internacional na Universitá degli Studi di Roma Tor Vergata – onde também faz doutorado, no momento – e Universitá degli Studi di Padova, na Itália. Sou diretora geral da Fundação Astrojildo Pereira (FAP/PR), membro da Comissão de Gestão Pública da OAB/PR, representante brasileira do Partido Democrático Italiano, conselheira da diretoria do Conselho da Mulher Executiva (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP), membro do conselho do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e vice-presidente do Partido Popular Socialista (PPS).

Meu trabalho é pautado na defesa dos direitos humanos e na propagação de cultura com o intuito de formar verdadeiros cidadãos. Sou precursora do Prêmio Jovem Internacional da Paz em Curitiba, criadora da emenda na Lei Orgânica para instituir a Comissão Municipal de Direitos Humanos e atuante em missão da paz na Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra. Entre as atividades desenvolvidas como parlamentar, destaca-se o projeto Cidadão do Futuro, realizado mensalmente com a participação de estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Também idealizei a 1ª Virada Cultural de Curitiba, que aconteceu em 2010.

Além disso, no legislativo municipal presido a Comissão Especial de Direitos Humanos da Câmara Municipal e participo das comissões de Legislação, Justiça e Redação, Especial da Copa do Mundo 2014 e Especial de Revisão da Lei Orgânica.”