O ex-deputado e coordenador geral do PD – Partido Democrático na América do Sul, Fabio Porta, esteve há pouco com a vice-ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Marina Sereni, com a qual tratou do despejo e leilão da ‘Casa d’Italia’ em Juiz de fora, ordenados pelo cônsul Dario Savarese, de Belo Horizonte, em cumprimento a “instruções ministeriais”.

“Em nome da comunidade italiana do Brasil e, de maneira especial, de Minas Gerais, pedi esclarecimentos sobre essa decisão de leiloar a ‘Casa d’Italia; pedi a suspensão da terminação, ressaltando a importância histórica para a comunidade italiana dessa entidade”, disse Fabio Porta em vídeo gravado diante da Farnesina, sede do Ministério do Exterior.

PATROCINANDO SUA LEITURA

“Espero – disse ainda Porta – que, com as forças da comunidade de Minas e do Brasil, nós conseguiremos suspender e, se possível, cancelar essa decisão”.

Pela manhã, Porta informava ter conversado ontem, “longamente”, com o presidente da ‘Casa d’Italia’ confirmando meu compromisso de fazer o possível para impedir esta decisão”. “É o momento de deixar de lado ofensas, ataques ou qualquer tipo de polêmica estéril e inútil e de se unir em volta deste objetivo. Devemos prestar homenagem e valorizar a grandiosa história da nossa comunidade e mostrar unidos a nossa força”, disse ainda o ex-parlamentar.