A presidente Deivis Calamucci entre Paulo Furletti e Cleomar Pedro Bom. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Insieme)

Os associados do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri de Curitiba têm, a partir da próxima semana, um fim de ano movimentado: estão convocados para uma assembléia geral extraordinária a ser realizada a partir das 19 horas do próximo dia 18 e, logo a seguir, deverão eleger a nova diretoria da entidade, atualmente presidida por Deivis Hellen Calamucci El Husseini. Segundo ela, todas as medidas de higienização do ambiente serão tomadas e os associados receberão máscaras com a logomarca do próprio centro cultural para se proteger.

A assembléia, conforme o edital publicado ontem (12/11), será realizada na sede do Centro, estabelecida à Rua Desembargador Westphalen, número 15, e deverá deliberar sobre três assuntos que ficaram pendentes desde o final do ano passado: a anulação da assembléia realizada em 26/10/2019; a apresentação das contas da gestão anterior, cuja presidência renunciou em meio a informações de graves irregularidades; e a aprovação do novo estatuto da entidade.

PATROCINANDO SUA LEITURA
O Centro Cultural Dante Alighieri de Curitiba realiza assembléia e eleição mas com cuidados especiais em relação à pandemia. (Foto Divulgação)

Todos esses assuntos faziam parte da última assembléia sobre cujas deliberações os associados são outra vez convocados a se pronunciarem já que, após ter tomado posse (Deivis era a vice-presidente), a diretoria recomposta descobriu irregularidades na votação e a ata sequer teve registro regulamentar. Primeiro, um demorado trabalho de auditoria sobre as contas das últimas diretorias da entidade e, depois, a pandemia do coronavirus postergaram a convocação de nova assembléia, assim como, também em função da emergência sanitária, foram suspensos os festejos comemorativos aos 70 anos de fundação da tradicional entidade, em maio último.

Logo após, cerca de dez dias, virá a eleição de nova diretoria, que deverá já seguir as normas do novo estatuto. Deivis encabeça uma chapa que por enquanto é única e que está sendo formada em função de uma plataforma de trabalho pensada no correr deste ano. A chapa “Nova Era” tem Vittorio Romanelli como presidente de honra, Paulo Furletti como vice-presidente, Jaqueline C. Paulo como secretária e Cleomar Pedro Bom como tesoureira. Diretor Social é Marli Maschio, tendo como vice Giuseppe Bertolo; diretor cultural é Dirce Polli, tendo como vice Carlos Yansen; na diretoria de comunicação estão Geórgia Baronio e Sergio M. Nigro, enquanto o diretor jurídico é Everton Calamucci e o diretor de patrimônio João Luis Cipriani. O Conselho Fiscal é formado por Aderval Paulo, Rafael Meneghini e Vilmar Duarte, tendo como suplentes Evelyn Laís Rotava e Paolo Variola.