Comites do PR e SC realiza assembléia virtual. Foi a mais concorrida dos últimos tempos

389

Com alguma emoção – houve até quem vertesse lágrimas durante a sessão – o Conselho do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero‘ para o Paraná e Santa Catarina realizou na manhã dessa terça-feira a primeira assembléia virtual de sua história. O tema principal da ordem do dia era a aprovação, que de fato aconteceu, da correção dos balanços da entidade, atendendo a pedido ministerial.

A formalidade inicial do encontro foi cedendo lugar para manifestações mais familiares, como as da conselheira e ex-governadora Cida Borghetti, que apresentou sua netinha no vídeo, o mesmo acontecendo com a primeira filha do conselheiro Elton Stolf, que renunciou ao cargo de secretário, para em seu lugar ser eleita a conselheira Gabriela Puppi.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Presidida por Luis Molossi, o encontro virtual reuniu na mesma tela pessoas do Paraná e de Santa Catarina e mais distantes ainda, como os conselheiros Gigliard Cesconetto Gava e Gianluca Cantoni, que se encontram na Itália, e o recém-empossado conselheiro Ivanor Minatti, que se encontrava em Búzios. Maria Salamandra representou institucionalmente o consulado na assembléia extraordinária e foi dela a nota mais emocionada ao falar sobre a situação imposta pela pandemia do coronavírus.

A sessão, iniciada às 10h30min foi terminar cerca de três horas depois, e durante ela foram analisados também aspectos envolvendo a censura e boicote impostos pelo atual cônsul geral da Itália em Curitiba sobre a Revista Insieme. Mesmo em tempos de Pandemia, esta foi a assembléia mais concorrida dos últimos tempos no Comites PR/SC. Participaram, além de Luis Molossi, Elton Stolf, Gianluca Cantoni, Giliard Gava, Cida Borghetti e Ivanor Minatti, já citados, também os conselheiros Walter Petruzziello, Luciana Pereira, Juliano Sartor, Neide De Pellegrin, Itamar Benedett e Roberto Castagnaro.

Sobre a reunião, Luis Molossi escreveu em seu perfil no Facebook: Em tempos de Pandemia, isolamento e reclusão, acabamos nos reinventado: convocada Reunião Extraordinária do Comites Curitiba-PR/SC, para o dia de hoje, tivemos 3 horas de intensos debates, muitos relatos emocionados do flagelo que ocorre, especialmente na Itália e que está apenas no começo aqui no Brasil, onde vive uma imensa comunidade italiana. Com a presença de 14 dos 16 membros – um record histórico – diretamente de suas casas/porto seguro, deliberamos sobre assuntos internos, importantes, necessários e legais para o prosseguimento da nossa missão institucional. Também tivemos a presença da representante consular, Maria Salamandra, que nos emocionou com seu relato sobre a situação na Itália e o dia-a-dia do Consulado Italiano de Curitiba (111.434 cidadãos registrados dez/2019). Por fim, o jornalista Desiderio Peron, pode esclarecer as dificuldades que a Revista Insieme está passando, as agruras de sua difícil missão de informar sem melindrar as autoridades consulares, agora também buscando se reinventar em edição eletrônica – temporária, esperamos. Fizemos a nossa parte, estabelecemos novas dinâmicas de atuação e defesa da Comunidade Italiana que representamos. Esperamos, sinceramente, DIAS MELHORES, para muito breve, quando buscaremos ser menos egoístas, mas mais altruístas. Fica o desafio/Rimane la sfida! Tanti auguri Roma, 2.773 Anni Oggi!”