Antonio Alberti, já falecido, um dos idealizadores do Natale Insieme, em imagem de 2015 (Fotograma Video Insieme)

Os principais representantes do mundo italiano do Rio Grande do Sul têm encontro marcado para este domingo, num evento pré-natalício que, além de comemorar os 147 anos da imigração italiana no Estado, festeja também os 20 anos da realização do “Natale Insieme”. O local do encontro é na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, com a celebração de missa às 10 horas, seguindo-se o tradicional almoço por adesão.

O evento, idealizado há duas décadas por Antônio Alberti, Franco Cornero, Frei Rovilio Costa, Carlo Bicchieri e Paulo Massolini só teve interrupção à época mais rigorosa da pandemia do Covid-19. Este ano tem como apoiadores diversas entidades: Assodita, Est Edições, Fibra-RS, Massolin de Fiori Sociedade Italiana e famílias locais das associações ‘Bellunesi’ e ‘Trevisani’.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O “Natale Insieme” surgiu num momento em que fortes divisões colocavam em confronto diversas comunidades italianas do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente com ralação ao ensino da língua italiana e do nascente movimento pelo que então era considerado o “dialeto talian” – hoje língua declarada patrimônio imaterial do Brasil. Tinha o  apelo de superação de divergências e busca de entendimento.

Imagens do Natale Insieme de 2015

Para o evento, que geralmente conta com autoridades convidadas, deverá estar presente também este ano o Deputado Fabio Porta, segundo confirmação do próprio parlamentar.

Segundo informam os promotores, durante o almoço haverá o sorteio de uma passagem ida e volta para a Itália, oferecida pela Unitur Turismo, e de produtos das Conservas Oderich e Bottega del Mare. Entre outras entidades que apoiam o evento estão, também, o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, as rádios Odisseia de Serafina Corrêa e Comunidade de Veranópolis, e a revista Insieme.

A adesão tem o valor de R$ 150,00 por pessoas (bebidas incluídas) e o local do almoço será nas instalações que ficam entre o Palácio do Governo e a Catedral Metropolitana (Rua Dom Sebastião, s/n).