(Português BR) Comunidade ítalo-gaúcha promove ‘Natale Insieme’ neste domingo. Evento marca também os 147 anos da imigração italiana no RS

Ci spiace, ma questo articolo è disponibile soltanto in Português BR.

Os principais representantes do mundo italiano do Rio Grande do Sul têm encontro marcado para este domingo, num evento pré-natalício que, além de comemorar os 147 anos da imigração italiana no Estado, festeja também os 20 anos da realização do “Natale Insieme”. O local do encontro é na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, com a celebração de missa às 10 horas, seguindo-se o tradicional almoço por adesão.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O evento, idealizado há duas décadas por Antônio Alberti, Franco Cornero, Frei Rovilio Costa, Carlo Bicchieri e Paulo Massolini só teve interrupção à época mais rigorosa da pandemia do Covid-19. Este ano tem como apoiadores diversas entidades: Assodita, Est Edições, Fibra-RS, Massolin de Fiori Sociedade Italiana e famílias locais das associações ‘Bellunesi’ e ‘Trevisani’.

O “Natale Insieme” surgiu num momento em que fortes divisões colocavam em confronto diversas comunidades italianas do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente com ralação ao ensino da língua italiana e do nascente movimento pelo que então era considerado o “dialeto talian” – hoje língua declarada patrimônio imaterial do Brasil. Tinha o  apelo de superação de divergências e busca de entendimento.

Imagens do Natale Insieme de 2015

Para o evento, que geralmente conta com autoridades convidadas, deverá estar presente também este ano o Deputado Fabio Porta, segundo confirmação do próprio parlamentar.

Segundo informam os promotores, durante o almoço haverá o sorteio de uma passagem ida e volta para a Itália, oferecida pela Unitur Turismo, e de produtos das Conservas Oderich e Bottega del Mare. Entre outras entidades que apoiam o evento estão, também, o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, as rádios Odisseia de Serafina Corrêa e Comunidade de Veranópolis, e a revista Insieme.

A adesão tem o valor de R$ 150,00 por pessoas (bebidas incluídas) e o local do almoço será nas instalações que ficam entre o Palácio do Governo e a Catedral Metropolitana (Rua Dom Sebastião, s/n).