Salvatore Di Venezia, em imagem de junho de 2010, que volta ao Consulado da Itália em Curitiba. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

O novo cônsul geral da Itália em Curitiba será Salvatore di Venezia. A notícia foi confirmada há pouco por ele mesmo ao conselheiro do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ da circunscrição, advogado Walter Antônio Petruzziello, que é seu amigo pessoal. Di Venezia (62 anos) que atualmente exerce a função de ‘Consigliere Ministeriale’ no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, em Roma, comandou o consulado de Curitiba entre 2010 e 2014.

“Minha manifestação é de alegria”, disse Petruzziello, ao transmitir a informação a Insieme. “É uma pessoa de bom diálogo, e tem a vantagem de já conhecer os problemas da comunidade italiana dos dois Estados”, acrescentou Petruzziello que, em novembro último, renunciou à presidência do Comites alegando “falta de interlocução” com o cônsul atual, após as tentativas de imposição de censura também ao órgão máximo de representação da comunidade italiana da jurisdição.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Não se tem ainda a data da posse de Di Venezia. Provavelmente será em setembro, calcula Petruzziello. O atual cônsul ainda se encontra em Curitiba, aguardando condições de vôo para voltar à Itália.