Consulado da Itália em Porto Alegre reabre ao público segunda, dia 3. Agendas serão refeitas

Com o hashtag #ricominciamo (recomeçamos), o Consulado Geral da Itália em Porto alegre está anunciando a reabertura dos serviços ao público na próxima segunda-feira (03/06). O anúncio foi feito pelas redes sociais (italyinpoa, facebook e outros), depois de ter permanecido fechado por 25 dias em função da maior enchente já registrada em Porto Alegre e em diversas outras cidades e regiões do Estado.

“O Consulado Geral da Itália em Porto Alegre tem o prazer de comunicar a reabertura ao público a partir da segunda-feira, 3 de junho”, diz o comunicado publicado ao lado de uma foto com todos os funcionários, aduzindo que “os agendamentos marcados antes de 3 de maio serão mantidos. Os agendamentos entre 6 e 31 de maio estão sendo reagendados nestes dias”.

Ainda segundo o comunicado, “as não renúncias referentes ao mês de abril já foram processadas. Aquelas de maio serão em breve”, enquanto “um calendário atualizado do setor de cidadania será publicado na semana que vem”.

No mesmo comunicado, o consulado sob o comando do cônsul Valerio Caruso, agradece a comunidade italiana “pela solidariedade e carinho manifestados  nas últimas difíceis semanas”. Conforme informava Caruso durante uma 4Chiacchiera Insieme de 18 de maio, todos todos os bens móveis, sofás, cadeiras, mesas, etc,  dos primeiro e segundo andar do edifício foram perdidos.

As águas invadiram a sede consular por duas vezes. Quando a limpeza já tinha sido iniciada em meados de maio, outra vez as águas tomaram conta do edifício, obrigando ao recomeço dos serviços de limpeza.

O anúncio da reabertura dos serviços ao público está sendo elogiado pelos internautas que exaltam a “eficiência”, o “esforço” e o “trabalho incrível” do cônsul Caruso e toda sua equipe. Nos últimos dias, Caruso acompanhou o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, na visitas de apoio e solidariedade à comunidades atingidas pela tragédia climática em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Fotos Redes Sociais Consulado da Itália em Porto Alegre/Insieme

Uma dessas visitas ocorreu em Bento Gonçalves, onde foram acolhidos pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e equipe, autoridades locais e representantes da comunidade italiana, incluindo a presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza.

Também chegou ao Rio Grande do Sul uma carga de donativos do Governo italiano. incluindo equipamentos especializados para emergências humanitárias, como medicamentos e suprimentos médicos para o tratamento de cerca de 100.000 pessoas pelo período de três meses, tendas para 4.500 pessoas, 5 geradores de 60 kVA/h, 2 potabilizadores capazes de produzir 64.000 litros de água potável por dia, 4 tanques de 10.000 litros para armazenamento de água potável, totalizando 30 toneladas de bens.

Imagens da chegada, na base aérea de Canoas, do avião com os donativos italianos. (fotos redes sociais Consulado POA/Insieme)