Consulado de Curitiba abre agendamento livre para passaportes. Há comemoração nas redes sociais

1746

OConsulado Geral da Itália em Curitiba faz silêncio, mas desde o final da semana passada o sistema de agendamento de passaportes (Prenota Online) está livre e funciona a qualquer hora do dia ou da noite. Hoje pela manhã estava sendo possível agendar sem problemas para algumas datas de abril e para o mês de maio do ano que vem. No domingo que passou, era possível o agendamento ainda para o início de janeiro próximo.

Enquanto isso, em Florianópolis, onde estão sendo feitas coletas de dados biométricos para casos especiais, a fila já se alongava para cerca de meio ano, segundo informou o cônsul honorário Attilio Colitti. Negando que a fila de espera já tenha se esticado para mais de dois anos e meio, conforme alguém chegou a comunicar a Insieme, Colitti explicou que a demanda é grande, mas serviço de secretaria está fazendo a triagem. Há, segundo ele, inúmeros casos duplos e pedidos que não se enquadram nas emergências especificadas.

A informação da abertura do agendamento no site do consulado em Curitiba surpreendeu e logo ganhou espaço nas redes sociais: “Corre! Vagas para agendar passaporte no Consulado de Curitiba para março”, postou Claudemir Garattini, enquanto André Figueira, perguntava se quem reside no estado de São Paulo também poderia agendar. Empresas que conseguiam furar o Prenota Online vinham cobrando de 350 a 500 reais para o agendamento.

O internauta Sergio Marcondes dava dicas para múltiplos agendamentos: “quem quiser agendar, corre lá que está aberto…!!! Quem for agendar 2 ou mais contas, deve trocar o IP da internet (reinicia o modem). Caso sua internet tenha IP fixo, vc deverá agendar as outras contas pelo 4G do celular ou usar internet de outra pessoa ou ir até uma ‘Lan House’. O sistema não aceita 2 ou mais agendamentos do mesmo IP”. O mesmo Garattini comemorou: “Curitiba arrasando nos agendamentos de Passaporte, liberado o ano que vem todo!!! abril a Outubro!”. E completava: “Quando acabar, provavelmente só voltará a abrir em Outubro/2019”.

Fernando Scofano perguntou “por que o agendamento não passa a ser feito pelo usuário único no Fast.it? É melhor do que no Prenota, onde podem criar vários e-mails e os atravessadores fazem a festa”.

A redação de Insieme quis saber do cônsul Raffaele Festa se a iniciativa partiu de Roma ou do próprio consulado que ele dirige; se se trata de alguma experiência ou se o sistema ficará liberado como está atualmente, mas até o a publicação desta matéria ele não tinha respondido o e-mail.

Obter o documento italiano de viagem tornou-se, nos últimos tempos, uma epopeia para muitos cidadãos italianos inscritos nos consulados. A Insieme o cônsul honorário Colitti disse que as pessoas procuram o documento nem sempre por necessidade de viagem. Alguns, equivocadamente, entendem que com o vencimento do passaporte, “venceria também o reconhecimento da cidadania italiana”.