Consulado de SP chama enfileirados de 2008, 2009 e 2010. E quem dá a notícia é o próprio cônsul La Rosa, através de vídeo. Interessados têm 3 meses para agendar

1445

Os interessados devem solicitar o agendamento dentro do prazo de três meses. “Nos ajudem”, pede o Cônsul


 

Falando em português, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, gravou vídeo em que ele pessoalmente anuncia uma nova convocação de enfileirados da cidadania italiana por direito de sangue. “Nosso intuito é o de agilizar. Nos ajudem”, pede o cônsul no curto vídeo publicado inicialmente na página oficial do consulado no Twitter (@ItalyinSanPaolo).

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Não é a primeira vez que La Rosa lança mão das redes sociais para transmitir notícias do seu Consulado, mas, ao que se tem lembrança, é a primeira vez que alguém usa essas ferramentas para convocar requerentes da cidadania italiana. A convocação é para os inscritos nos anos de 2008, 2009 e 2010, conforme Insieme já havia informado na entrevista recente com o presidente do Comites‘Comitato degli Italiani all’Estero’ do Recife, Daniel Taddone.

“Um aviso importante para todos os que estão nas listas de espera para a reconstrução da cidadania italiana” – anuncia o cônsul La Rosa. “Abrimos, no Consulado Geral, após um grande esforço de organização, o período para as convocações para todos aqueles que estão na fila dos anos 2008, 2009 e 2010. É uma boa notícia para todos”, prossegue a autoridade consular, para, em seguida, fazer um apelo e algumas orientações:

“Por favor: abram o nosso site e leiam atentamente as instruções que estão lá. Façam atentamente o que lá está escrito para facilitar o nosso trabalho e a rapidez na eventual reconstrução da vossa cidadania. Nosso intuito é o de agilizar. Nos ajudem!”. Não há informação sobre o número de convocados, que têm o prazo de três meses (até o dia 23 de abril) para requerer, exclusivamente através de e-mail, a inclusão na agenda do atendimento. No site do Consulado, o texto publicado é o que reproduzimos abaixo

CONVOCAÇÃO DOS REQUERENTES INSERIDOS NA LISTA DE ESPERA DOS ANOS 2008, 2009 e 2010 PARA A ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

Os requerentes inseridos na lista de espera dos anos 2008, 2009 e 2010 poderão requerer a este Consulado Geral um agendamento para a entrega da documentação.

A requisição deverá ser enviada a este Consulado Geral exclusivamente por e-mail, ao endereço eletrônico sanpaolo.agenda@esteri.it  entre 24 de janeiro a 23 de abril de 2020.

Não estão previstas outras modalidades de agendamento.

Para os casos de “Ficha de Requerimento” (F.R.) com mais de um requerente maior de idade (18 anos completos), é suficiente enviar um único e-mail para cada “Ficha”.

Para os núcleos familiares descendentes do mesmo antepassado italiano, ainda que com diferentes números de “Fichas de Requerimento”, aconselhamos enviar um único e-mail para garantir que a convocação da mesma família ocorra em um único dia, incluindo, porém, os formulários para cada titular de F.R. Se os anexos superarem os 500KB, será possível enviar mais de um e-mail.

O QUE ESCREVER NO E-MAIL DE REQUISIÇÃO DO AGENDAMENTO:

  • Indicar no ASSUNTO do email o número da “Ficha de Requerimento” (F.R.) com o ano entre parenteses. Por ex:“F.R. 6589 (2008)”.
  • No CORPO do email especificar o número total das pessoas maiores de idade (18 anos completos) interessadas no reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis, elencando para cada uma:
    • Nome
    • Sobrenome
    • Data de nascimento
    • CPF
    • Endereço de residência completo com:
      • CEP
      • Cidade
      • Estado
  • Anexar o FORMULÁRIO “Agenda de Convocação”, preenchido e ASSINADO.
  • Anexar cópia do próprio DOCUMENTO DE IDENTIDADE válido e com firma legível.
  • O total dos anexos não deverá superar 500KB.

ATENÇÃO:

NÃO serão considerados os e-mails

  • Enviados após o dia 23 de abril de 2020;
  • Enviados para outro endereço de e-mail;
  • Provenientes de requerentes inseridos nas listas de espera de outros anos.

O endereço email sanpaolo.agenda@esteri.it é dedicado exclusivamente para agendar a entrega da documentação para a reconstrução da cidadania italiana iure sanguinis e, portanto, não serão respondidos outras requisições.

Depois de ter enviado o e-mail de requisição, receberão uma resposta pelo endereço email sanpaolo.agenda@esteri.it, informando a data e o horário de convocação, durante o ano de 2020.

O agendamento será marcado com uma margem de antecipação suficiente para organizar a documentação.

Pedimos gentilmente não solicitar a mesma convocação com mais e-mails e que verifiquem periodicamente o sistema de “spam” do seu servidor de e-mail.

Solicitamos consultar constantemente o site do Consulado Geral da Itália em São Paulo por estar sempre atualizado sobre quaisquer novidades relativas ao recebimento neste Consulado Geral e ao pagamento da taxa.