Cretti e Della Noce confirmados na direção da Fusie durante seu VI Congresso Mundial

210
Tra le testate esposte, anche "Insieme" (Foto Claudio Piacentini / Insieme)

Embora navegando em meio a mil dificuldades econômicas, muitos anos depois de seu último congresso a Fusie – Federação Unitária da Imprensa Italiana no Exterior, da qual Insieme faz parte, realizou o seu VI Congresso Mundial. Hoje (15/11/2018), junto à sala Aldo Moro do Ministério das Relações Internacionais e da Cooperação Internacional, em Roma, representantes de diversos veículos impressos da imprensa italiana no exterior reuniram-se para renovar seus órgãos estatutários e realizar uma análise atenta e crítica sobre os difíceis momentos que a imprensa italiana fora da Itália atravessa está atravessando.

Duas foram as principais linhas que oferecem preocupações: a rápida evolução de um mundo sempre mais “social” e sempre com menos “papeis”, com todas as consequências que disso derivam, e a enfadonha questão dos sempre mais frequentes cortes dos recursos destinados à imprensa italiana no exterior por parte dos governos que nos últimos anos se sucederam, não em menor grau deste último, intencionado a dar uma radical tesourada nas contribuições, riscando assim infligir um golpe mortal sobre um setor já em dificuldades. Os pronunciamentos realizados foram dramáticos.

Considerando suas ações, o presidente em fim de mandato, Giangi Cretti, e o secretário geral. Giuseppe Della Noce, foram reconfirmados em seus respectivos cargos