O time do Maie ao Parlamento italiano: Luciana Laspro e Mario Borghese para o Senado; Luis Molossi, Franco Tirelli, Nello Collevecchio e Claudio Zin para a Câmara. (Fotos perfis redes sociais)

Confirmado o que já se sabia em função de informações difundidas pelas redes sociais e pelo nosso site: o Maie – Movimento Associativo Italiani all’Estero lança Luciana Laspro para o Senado e Luis Molossi para a Câmara nas eleições para a renovação do Parlamento italiano que, na Itália, acontecerão em 25 de setembro próximo.

A informação foi difundida através de comunicado da representação do Maie no Brasil, acrescentando que Laspro, que já foi candidata ao Senado italiano, desta vez será “capolista” (cabeça de chapa), numa composição em que concorre ao senado também o ex-deputado ítalo-argentino Mario Borghese.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O comunicado informa que “com um total de seis candidatos na América do Sul, o Maie aposta em dois nomes já conhecidos no Brasil nestas eleições parlamentares de 2022. Representarão a lista comandada pelo senador Ricardo Merlo dois advogados: o gaúcho Luis Molossi para a Câmara dos Deputados e a paulista Luciana Laspro para o Senado”.

Enquanto Molossi – natural de Nova Bassano-RS que vive em Curitiba desde a década de 1980 – tentará pela quarta vez uma vaga no parlamento italiano, Luciana Laspro é uma “aposta do Maie na representação feminina”, visto que será a única mulher a concorrer pelo partido nestas eleições.

O comunicado informa ainda que completam o time do Maie à Câmara o ex-senador Claudio Zin, de Buenos Aires, o ex-conselheiro CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero pela Venezuela, Nello Collevecchio, e o atual presidente do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero de Rosário, Franco Tirelli.

Merlo e seus coordenadores reunidos em São Paulo dia 08/08/2022. (Foto Divulgação/Insieme)

Conforme noticiamos na última edição da revista Insieme, Ricardo Merlo, esteve recentemente reunido em São Paulo com os coordenadores do Partido para definir critérios e estratégias de campanha. O desempenho dos candidatos nas últimas eleições de 2018 foi o seguinte: Laspro, 9.059 votos ao Senado; Borghese 26.645, Collavecchio 3.442, Tirelli 12.974, e Molossi 13.276  à Câmara. Zin não concorreu.

No exterior, as eleições acontecem por correspondências, ou seja, antes do dia 25 de setembro. Os envelopes eleitorais deverão chegar na casa dos eleitores no começo do mês de setembro. Toda a América do Sul elegerá dois deputados e um senador.