u CURITIBA – PR – A família Schiocchet, originária de Lentiai, na província veneta de Belluno, realiza neste final de semana (de 08 a 10.07.2005) seu I Encontro Sul-Brasileiro. Mais de quatrocentas pessoas estão sendo esperadas na cidade gaúcha de Antônio Prado, segundo informa um dos organizadores do encontro, o empresário Francisco Schiocchet, que é presidente do CCCI PR/SC – Centro de Cultura Italiana Paraná Santa Catarina, em Curitiba-PR. Este deverá ser maior que o encontro regional, realizado ano passado em duas etapas – em Jaraguá-SC e Curitiba. Além de jogos e muito divertimento, a festa terá eventos culturais e religiosos. Uma missa em italiano seguida de almoço está marcada para domingo na sede da Fazenda Schiocchet, cercanias do centro urbano de Antonio Prado.
Os Shiocchet descendem dos imigrantes irmãos Bernardo e Bortolo, filhos de Giovanni Schiocchet e Antonia de Zulian., que decidiram trocar a miséria italiana pelas incertezas de um Brasil desconhecido. No Brasil, fixaram a primeira residência em São Bernardo de Rio dos Cetros, em Santa Catarina. Seus descendentes se espalharam para outros municípios vizinhos, incluindo áreas do Rio Grande do Sul, tendo como centro o município de Antonio Prado.
No encontro do ano passado estiveram no Brasil Dario Schiocchet e seu filho Amilcare, da cidade de Sedico (Belluno). Foi a primeira vez que integrantes italianos da família se encontraram com parentes no Brasil. O primeiro encontro na Itália foi iniciativa de Francisco Schiocchet.