Embalados pelo sucesso alcançado nas últimas eleições dos Comites – ‘Comitati degli Italiani all’Estero”, no ano passado, os coordenadores do grupo ‘Italianità in Movimento’ decidiram dar mais um passo na consolidação da ideia de criar uma nova força política, inicialmente de caráter nacional.

Esse passo foi dado no final da semana que passou (05/02), em São Paulo-SP, com a presença do senador Ricardo Merlo, fundador e presidente do Maie – ‘Movimento Associativo Italiani all’Estero’, partido político ao qual os organizadores do evento são ligados e, inclusive, coordenadores no Brasil.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O fato aconteceu nas dependências do hotel Gran Mercure Ibirapuera e o evento foi dividido em duas partes: pela manhã, após uma “reunião de coordenação”, houve um denominado “encontro convivial”; à tarde, aconteceu o chamado “Encontro de Fundação” através de uma transmissão ao vivo pela internet.

Na abertura da transmissão, falaram os organizadores: o sociólogo Daniel Taddone, o advogado Luis Molossi, o também advogado Walter Petruzziello e a advogada Luciana Laspro, seguindo-se algum debate com os internautas que acompanharam a transmissão pela internet.

O que poderia parecer uma cisão com o Maie, a princípio, não é, conforme explica o senador Ricardo Merlo ao falar sobre o assunto para as câmeras de Insieme: “Estou contente com isso, não há ruptura, estou aqui com eles, falaram comigo antes e dei uma opinião positiva, isto acrescenta”, disse Merlo, acrescentando: “Sou alguém que sempre procura agregar, construir, e sou otimista por natureza. Esta ideia me agrada muito, depois o resultado nas eleições dos Comites foi ótimo, assim, de minha parte, tudo bem”.

Já o sociólogo Daniel Taddone, também entrevistado no vídeo que acompanha esta matéria, assegura: “Seremos aliados, mas não subordinados”. O objetivo – disse Taddone – “é tentar agregar. Agregar objetivos, ideias. É uma tentativa de criar uma associação moderna”, considerando que as associações existentes baseadas no modelo antigo “cumpriram muito bem o seu papel” e “está muito difícil de mantê-las”.

A ideia é criar um “movimento novo, que não seja somente convivial, associativo no sentido tradicional, mas também de manifestação político-eleitoral” e de “disputar o calendário eleitoral dos Comites, etc.”. “Não sei – aduz Taddone – onde isso nos levará, mas a ideia é de tentar criar algo com alguma coordenação”.

Também os advogado Luis Molossi (ver artigo dele no site) e Walter Petruzziello explicam no vídeo os objetivos no “novo sujeito”, enquanto Luciana Laspro, em som captado durante seu pronunciamento pela internet, fala em prestação de serviços à comunidade ítalo-brasileira.

Dentre outros nomes, além dos já citados, marcaram presença física no encontro, Daniela Pasquali Bortolotti, Lilian Ripoli Pinheiro, Stephania Puton, Rodrigo Mauro, Daniel Pavarin, Tiago Colombini, Jobson Carrafa, Natalina Berto e Bruna Spinelli.