Emilio Botter recebe o título de "Cavaliere" da República Italiana em reconhecimento a seu trabalho de quase quarenta anos no Consulado Geral da Itália em Curitiba. (Fotograma Desiderio Peron/Insieme)

Com um concerto do coral masculino Ottava Bassa e a entrega de cinco honorificências a personalidades do Paraná e de Santa Catarina, a comemoração do 76º aniversário da República Italiana em Curitiba lotou, mais uma vez, o elegante salão nobre da Società Giuseppe Garibaldi, no centro histórico da cidade. A festa, capitaneada pelo cônsul geral Salvatore Di Venezia aconteceu na sexta-feira última, dia 03/06.

Durante sua saudação aos convidados, Di Venezia, além de anunciar para setembro próximo a inaugurarão da nova sede consular, confirmou que em breve será instalado um ‘sportello consolare’ em Florianópolis, para reforçar os serviços de atendimento ao público, conforme solicitação apresentada pelo Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ da circunscrição, e não descartou o passo seguinte: a instalação de uma Agência Consular de Carreira. “Mas para isso teremos que esperar mais um pouco”, disse o cônsul, durante a entrega da honorificência de “Cavaliere dell’Ordine della Stella d’Italia” (a antiga “Stella della solidarietà italiana”), no grau de “Cavaliere”, ao Cônsul Honorário na capital catarinense, Attilio Colitti.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Outros quatro nomes foram agraciados com a mesma honraria: o ex-funcionário do próprio consulado, Emilio Botter, pela sua exemplar conduta durante os longos anos de serviços prestados à comunidade italiana dos dois Estados; o correspondente consula da Itália em Nova Veneza, Aroldo Frigo Júnior, e o ator e gestor cultural Marino Galvão Júnior, diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac. Ao empresário Luciano Hang, já homenageado com a mesma honraria, no grau de “Cavaliere” em 2014, foi conferida agora outra, no grau de “Ufficiale”

A festa aconteceu em clima de muita confraternização, com o reencontro de muitos conhecidos de ambos os Estados após o longo dempo de restrições sociais impostas pela pandemia do Covid. Estiveram presentes representantes dos governos do Paraná e de Santa Catarina, além de correspondentes e agentes consulares da jurisdição consular e, também, do Comites, através do presidente Eduardo Cechinel Bonetti e outros conselheiros e do CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, representado pelo conselheiros eleito Walter Petruzziello.

O ponto alto da noite, além das homenagens, foi, sem dúvida, o concerto realizado pelo coro Ottava Bassa, seus solistas e a participação, como convidada, da soprano Ornella de Luca, sob a regência do maestro e cantor lírico Alexandre Mousquer. O grupo interpretou músicas do repertório erudito, fazendo algum as exceções, entre elas “O Sole Mio”. Ottava Bassa é um coro exclusivamente masculino, fundado em 2016, que rapidamente se firmou no copntexto cultural, tanto de Curitiba quanto em outras cidades em que se apresentou, inclusive no exterior.