Um dos compromissos do embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, em sua primeira visita oficial ao Paraná é visitar aquela que, a partir de junho próximo, será a nova sede do Consulado Geral da Itália em Curitiba. A informação é do cônsul Salvatore Di Venezia que, em entrevista exclusiva a Insieme, confirmou a presença de Azzarello nos dias 24 e 25 conforme anunciamos recentemente.

Segundo Di Venezia, o Embaixador chegará à capital do Paraná já no final dia 23, e cumprirá uma agenda cheia de encontros protocolares e conversações com autoridades locais nos dias 24 e 25, deixando Curitiba na manhã do dia 26. O encontro com representantes da comunidade italiana especialmente convidados pelo consulado será na Sociedade Giuseppe Garibaldi, na noite do dia 25.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A nova sede, atualmente na fase de preparação e reformas, está situada à Avenida Vicente Machado, número 2100, entre os bairros Batel e Campina do Siqueira, a cerca de quatro quilômetros da Catedral de Curitiba. Trata-se de um prédio envidraçado de poucos andares, onde o consulado ocupará – segundo Di Venezia – dois andares inteiros.

O término das obras de adaptação do prédio, iniciadas em dezembro último, está previsto para junho, e a inauguração da nova sede, conforme Di Venezia, poderá acontecer dentro dos festejos comemorativos ao 2 de junho – Dia da República italiana, segundo ele, “com certeza novamente com a presença o senhor embaixador”.

YouTube player

Contrariamente ao que ocorre na sede atual, onde o consulado se encontra desde o final do século passado (antes funcionava numa casa estabelecida à rua Atilio Bório, no Alto da XV), ocupando o 21º andar do Shopping Itália, o atendimento ao público será no andar térreo da edificação. O prédio tem duas entradas: a principal, pela Vicente Machado e, outra (estacionamento), pela Rua Marechal José Bernardino Bormann. Há muito tempo, no mesmo local mas em edifício que foi demolido, funcionou uma agência do banco HSBC.

No local do edifício atual, funcionava uma agência do HSBC (Foto Google, 2011)

Conforme Di Venezia, a agenda de Azzarello em Curitiba começa com uma entrevista coletiva à imprensa, às 9 horas da manhã, no hotel em que ele ficará hospedado. Além da nova sede, estão previstas visitas à sede atual do consulado, onde haverá inclusive um encontro com os integrantes do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ e, também, encontro com os funcionários do escritório diplomático.

Azzarello deverá ser recebido pelo Governador do Estado e pelo Prefeito de Curitiba que, também segundo Di Venezia, pretende organizar uma recepção especial ao diplomata que se encontra no Brasil desde o início de 2020, mas que ficou impedido de viajar em função da pandemia da Covid. Outra visita prevista será à Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Visita ao Museu Oscar Niemeyer também está na agenda do diplomata.

Para o encontro com expoentes da comunidade italiana estão sendo convidados cerca de 200 pessoas, segundo o cônsul Di Venezia, dentro da expectativa de que nem todos compareçam e, assim, sejam respeitados limites aconselháveis relacionados às restrições decorrentes da pandemia (a Sociedade Garibaldi tem capacidade para recepcionar cerca de 300 pessoas).

Segundo Insieme conseguiu apurar, o Comites, no encontro do Embaixador previsto para a tarde do dia 24, deverá entregar documento contendo “observações, reivindicações e sugestões” da comunidade italiana dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Esta será a segunda vez que os novos conselheiros, eleitos no início de dezembro último, se encontram.

Sobre a nova sede consular, Di Venezia dizia em entrevista a Insieme publicada em 26 de outubro do ano passado que esta era uma das prioridades suas: “Dar uma sede mais digna ao segundo consulado mais importante da itália no Brasil”. Segurança, beleza e organização foram quesitos enumerados naquela entrevista, que pode ser revista aqui, a partir de 20min e 19seg.