Merlo confirma participação no XIV encontro do Sistema Itália, em Curitiba. Vignali também virá

233

O senador Ricardo Merlo participará da XIV Reunião de Coordenação do Sistema Itália no Brasil, a se realizar em Curitiba dias 12 e 13 de novembro próximo. Ele confirmou a Insieme sua vinda, juntamente com a do diretor geral para os italianos no mundo da Farnesina, Luigi Maria Vignali. O subsecretário para os italianos no mundo da Farnesina (Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional) deverá chegar em Curitiba já no dia 11 – segunda-feira próxima.

O encontro é anualmente organizado pela Embaixada da Itália no Brasil e acontecerá no auditório Regina Casillo, no centro da cidade. Terá início às 15h30min do dia 12, com uma sessão plenária de abertura, alargada aos cônsules honorários e patronatos, com a participação da Embaixada, Consulados, membros do CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’, presidentes de Comites – ‘Comitati degli Italiani all’Estero’, parlamentares eleitos no exterior pela América do Sul, agências Ice (‘Agenzia per la Promozione all’Estero e Internazionalizzazione delle Imprese Italiane’), Sace (Agenzia di Credito all’Esportazione’), Banca d’Italia, Enit (‘Agenzia Nazionale del Turismo’), Institutos de Cultura Italiana (Rio de Janeiro e São Paulo) e Câmaras italianas de Comércio, além de “outros componentes do sistema Itália”, conforme o programa da Embaixada.

Falarão na abertura do encontro o cônsul de Curitiba, anfitrião, com introdução do embaixador Antonio Bernardini e pronunciamento do senador Ricardo Merlo, seguindo-se “debate entre os presentes”até as 18h30min. Às 19 horas terá inicio um recital seguido de janta a ser servida no 9º andar do mesmo edifício, integrante do complexo particular de Casillo Advogados.

Sempre sob a presidência do Embaixador da Itália no Brasil, o encontro prossegue no dia seguinte, a partir das 9 horas, com reunião do segmento consular (embaixada, consulados, membros do CGIE, presidentes de Comites e parlamentares), almoço de trabalho no próprio local com os setores consular e escolar, seguindo-se, a partir das 13 horas, reuniões temáticas dos segmentos comercial e cultura-escola. O encerramento do Encontro está previsto para as 17 horas do dia 13.

Das reuniões, segundo o programa a que Insieme teve acesso, podem participar apenas pessoas convidadas. Nele não constam os temas específicos a serem abordados mas, conforme reuniões anteriores, são normalmente repassados os principais problemas e projetos de interesse institucional da Itália e da comunidade italiana no Brasil. A imprensa nunca foi convidada a participar desses encontros.