“Sitema Itália” no Brasil marca reunião para Curitiba. Será dias 12 e 13 de novembro

493

O “Sistema Itália no Brasil” tem sua 14ª reunião de coordenação marcada para Curitiba, no próximo dia 12 de novembro, a partir das 15 horas, conforme programa elaborado pela Embaixada da Itália no Brasil, promotora do evento. O encontro precederá a reunião dos cônsules que operam no país, marcada para o dia seguinte, após o que também os setores que operam no ramo comercial e escolar têm reunião marcada.

Tudo acontecerá no auditório do Teatro Regina Casillo, recentemente inaugurado pelo advogado João Casillo, incluindo um recital antes do jantar do dia 12, em que atuará o tenor Vincenzo Cortese acompanhado ao piano pelo cônsul Raffaele Festa, de Curitiba.

Segundo já informamos anteriormente, o encontro terá a provável presença do subsecretário do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, senador Ricardo Merlo. Insieme não obteve informação a respeito dos convidados para as diversas reuniões, mas é certo que deverão estar presentes presidentes de Comites – ‘Comitati degli Italiani all’Estero’ (Intercomites), conselheiros brasileiros perante o CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’, eventuais parlamentares e presidentes de Câmaras Ítalo-Brasileiras de Comércio e Indústria, além Institutos de Cultura Italiana e de diretores de escolas de italiano que operam com recursos do governo italiano, chamadas “entes gestores”.

Segundo a agenda a que Insieme teve acesso, o programa da “XIV Riunione di Coordinamento del Sistema Italia in Brasile”, promovido pela Embaixada da Itália no Brasil, começa às 15 horas do dia 12, com uma seção plenária no Teatro Regina Casillo, situado à Rua Lourenço Pinto, 800. Essa plenária se prolongará até as 19 horas, seguindo-se, meia hora depois, e no mesmo local, o recital oferecido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, denominado “La Romanza da Camera Italiana nella seconda metà dell’ottocento – Francesco Paolo Tosti”.

O recital, em dois tempos e um ‘intermezzo’, incluirá “Ideale”, “L’ultima canzone”, “’A Vucchella”, (“Cavalleria Rusticana”, de P. Mascagni, no intervalo), “Tormento”, “Marechiare”, e “Non t’amo più”. Ao final do recital será servida, no mesmo edifício, a “cena-buffet” sob a responsabilidade do chef Cesar Oliveto.

No dia seguinte, das 9 às 12 horas, no mesmo endereço, acontecerá a reunião do segmento consular, com os diversos cônsules italianos que operam no Brasil, seguindo-se almoço de trabalho com os setores comercial e escolar e, finalmente, reunião no auditório. Após uma pausa para café, o encontro será encerrado às 17 horas, de acordo com o programa. O último evento do gênero foi realizado no Rio de Janeiro, ano passado.