Merlo garante que o acordo Itália-Brasil sobre Carteira de Habilitação entra em vigor dia 22 de fevereiro próximo

1395

Agora seria para valer, segundo anuncia o subsecretário Ricardo Merlo: a partir de 22 de fevereiro, entra em vigor o acordo entre a Itália e o Brasil para a equivalência da Carteira de Habilitação. “Uma boa notícia para os brasileiros, mas também para os muitos italianos e ítalo-brasileiros que se transferirem para a Itália”, disse o senador do Maie – ‘Movimento Associativo Italiani all’Estero’ à frente da representação oficial do governo para os italianos no mundo.

Segundo o comunicado à imprensa distribuído no início da tarde pelo porta-voz de Merlo, vivem na Itália cerca de 50 mil cidadãos brasileiros, enquanto “a presença italiana é fortíssima em terras brasileiras”. “O acordo – aduz Merlo – é mais um passo adiante nas relações de amizade e de colaboração entre os dois países”.

No comunicado, lê-se que “a partir de 22 de fevereiro de 2019 entrará em vigor o Acordo entre a Itália e o Brasil relativo à Carteira de Habilitação. Isso quer dizer que a partir daquela data será possível para os portadores do novo modelo da CNH brasileira, como está previsto na Resolução número 598/2016 do Contran, residentes na Itália, solicitar a conversão na equivalente Carteira de Habilitação italiana”.

A entrada em vigor do acordo, anunciada com destaqu – inclusive pela ex-deputada Renata Bueno – por diversas vezes em datas diferentes, sofreu revezes burocráticos de toda sorte, gerando críticas e frustrando expectativas. Em seu comunicado, Merlo diz que ao resultado atual foi possível chegar “depois de um grande trabalho levado avante no correr do tempo, e para o qual muitos contribuíram, a começar pelo ex-deputado Fabio Porta, a quem agradeço pelo seu empenho, até chegar aos deputados Simone Billi e Luis Lorenzato, que continuaram a dedicar grande atenção ao assunto”.