Merlo sobre Festa: “A responsabilidade é toda sua pelos prejuízos e pela confusão”. E reafirma: o vademecum está, sim, suspenso

2327

O consulado da Itália em Curitiba desde o primeiro momento manteve silêncio sepulcral com relação ao assunto


 

“O vademecum foi suspenso. O cônsul Festa sabe disso. Ele é o único que não retirou essa informação (os outros já o fizeram) portanto a responsabilidade é toda sua pelos prejuízos e pela confusão que está causando a nossos concidadãos”.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Palavras exatas do senador Ricardo Merlo respondendo a questionamento feito por Insieme sobre a manutenção no site do Consulado Geral da Itália em Curitiba das exigências contidas naquele que seria um novo roteiro de normas unificadas para a obtenção da cidadania “iure sanguinis” em todo o Brasil.

A decisão de suspender os efeitos do vademecum, dois dias apenas depois de entrar em vigor, foi tomada pelo subsecretário para os italianos no mundo da Farnesina, após contundente manifestação do Intercomites no Brasil. “Absolutamente errados, imotivados e inadmissíveis” , segundo o Intercomites, eram alguns dos itens exigidos visando dificultar a vida dos interessados na cidadania italiana por direito de sangue.

O consulado da Itália em Curitiba desde o primeiro momento manteve silêncio sepulcral com relação ao assunto, não respondendo sequer a interpelações do próprio Comites em sua “nova fase de dialogo”, segundo fonte de Insieme.

A confirmar esta situação, está a afirmação feita há pouco por Merlo à nossa redação segundo a qual “muito mais grave ainda me parece o fato de não informar claramente ao Comites e que sequer responda a chamadas telefônicas de seu presidente”

Há pouco, o presidente Luis Molossi postou em seu perfil do Facebook a seguinte mensagem que diz ter recebido de Merlo: “Vi confermo che il vademecum è stato sospeso, perchè abbiamo mandato tutte le osservazioni che hanno presentato i Comites, che sono state girate al Sottosegretario Merlo, ricevute anche dall´ambasciata, che inizierà un dialogo con tutti i Comites. Questo Vademecum, che tante preoccupazioni ha portato ai candidati in fila, è stato sospeso e saranno concordate nuove modalità.”