’Notte del filò’ comemora antecipadamente o Dia do Imigrante Italiano em Santa Felicidade, Curitiba-PR

440

Dança, cantoria, comida, bebida e algum discurso. Foi assim a segunda “notte del filò” realizada em Santa Felicidade, em comemoração ao dia do imigrante italiano, que transcorre hoje em todo o País. Por causa da proximidade do carnaval, o evento foi antecipado para a quarta-feira que passou (19/02), numa promoção da Comissão dos 141 Anos de Imigração Italiana no bairro mais tradicionalmente italiano de Curitiba.

Integrantes do grupos folclóricos de dança e coro do bairro participaram do acontecimento. Além dos discursos de praxe, houve também reza coletiva e tudo terminou numa grande confraternização com a degustação dos pratos que cada um levou para o encontro ocorrido, como no ano anterior, no Clube de Pesca Vêneto.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

O Dia do Imigrante Italiano celebrado nesta data, embora a contestação de expoentes da comunidade ítalo-catarinense, foi instituído por lei aprovada pelo Congresso Nacional, e celebra a chegada no Estado do Espírito Santo, em 1874, da chamada “Expedição Tabacchi”. Embora não revestida de caráter oficial, abriu o fenômeno da grande imigração italiana para o Brasil.

Em quase todos os lugares com forte presença italiana, a data é lembrada com algum evento especial neste período. Hoje, a Câmara Federal dos Deputados realizou sessão solene especial também em comemoração à data e do evento participou o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello.