O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, estará em Curitiba-PR nos próximos dias 24 e 25. Será sua primeira visita oficial ao Paraná desde que assumiu a Embaixada da Itália em Brasília há pouco mais de dois anos, em 7 de janeiro de 2020. A pandemia da Covid, desencadeada no Brasil logo após sua chegada, frustou seu planos de visitas.
Segundo Insieme conseguiu apurar na tarde de hoje, o diplomata, deverá realizar visita protocolar às autoridades estaduais e municipais e, no dia 25 à noite, receberá a comunidade italiana nas dependências da Sociedade Giuseppe Garibaldi, no centro histórico da cidade. Não há informações ainda sobre como será a recepção diante das recomendações sanitárias decorrentes da pandemia que perdura, mas sabe-se que os convites serão controlados pelo Consulado.
No dia 24 à tarde, na sede do Consulado Geral da Itália em Curitiba, ao lado do cônsul geral Salvatore Di Venezia, Azzarello deverá participar de uma reunião com conselheiros do Comites – ‘Comitado degli Italiani all’Estero’ do Paraná e Santa Catarina, oportunidade em que, segundo o presidente Eduardo Bonetti, deverá ser entregue ao diplomata um documento (“uma carta de intenções/reivindicações”).
Ainda segundo Bonetti, o Comites deverá antecipar para o dia 29 próximo a assembléia que estava marcada para o dia 5 de fevereiro, durante a qual deveriam ser eleitos os quatro cooptados (descendentes de italianos mas sem o reconhecimento formal da cidadania italiana) que integrarão o conselho do órgão. A assembléia será na cidade de Laguna, no sul catarinense.
A data foi escolhida em função da presença já confirmada do cônsul geral, Salvatore Di Venezia, à festa do dia 28 em que serão homenageadas as instituições envolvidas nas celebrações do Bicentenário de Anita Garibaldi, comemorado mundialmente em 2021. A cerimônia marcará o encerramento das comemorações a Anita e será realizada no Cine Teatro Mussi.
Um comunicado está sendo expedido, segundo Bonetti, a todas as associações para que indiquem, até o dia 25 próximo, os nomes dentre os quais serão eleitos os quatro cooptados pelos integrantes do conselho eleitos dia 3 de dezembro último. Como se recorda, apenas um dos 12 conselheiros eleitos é do Paraná; os demais são todos de Santa Catarina.