Já tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, o “Palazzo Garibaldi”, sede da Associação Giuseppe Garibaldi, de Curitiba, poderá em breve ser tombado também a nível federal. A presidente da entidade, Cida Borghetti, “se reuniu, nesta quarta-feira (18), em Brasília, com o secretário Especial de Cultura do Governo Federal, Mário Frias, para tratar do assunto”, segundo informou sua assessoria, em nota à imprensa.
O tombamento do centenário prédio construído entre 1887 e 1904 pelo trabalho dativo e em mutirão dos primeiros imigrantes italianos e localizado no centro histórico de Curitiba facilitará, entre outras coisas, o acesso a verbas federais, inclusive a captação de recursos por meio de leis de incentivo.
Ainda segundo a assessoria de Cida, “o secretário Mário Frias ficou admirado com o projeto e elogiou o espaço que é palco de grandes eventos”. “O Palácio Garibaldi é maravilhoso”, teria dito ele. O tombamento aconteceria através do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Cida Borghetti convidou o secretário para visitar o Palácio e verificar o trabalho que está sendo feito, incluindo o projeto de revitalização e construção do anexo, diz ainda a nota que, ao final acrescenta: “É uma honra fazer parte da história do Palácio Garibaldi e trabalhar para novas conquistas em prol deste tesouro de Curitiba”.
Segundo consta em seu próprio site, “A Sociedade Garibaldi foi fundada em 1883 (…) foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália, natural de Turim, radicado em Curitiba. Iniciada em 1887, a construção do Palácio Giuseppe Garibaldi foi concluída em 1904. Já a fachada de estilo neoclássico só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943 – está ali escrito – “o Palácio foi desapropriado pelo governo e serviu como sede do Tribunal Regional Eleitoral e Palácio da Justiça. Em 1962 o Palácio foi devolvido à Sociedade e em 1988 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná”.