Passaportes: Petição quer o fim do ‘Prenota Online’ e pede volta do atendimento presencial. E denuncia a indústria de atravessadores

Escrito em português, italiano e espanhol, um abaixo-assinado dirigido ao ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália pede “imediatamente” a reformulação do sistema ‘Prenota Online’ para a obtenção de passaportes italianos “com a volta do atendimento presencial no pleno respeito às necessidades de cada cidadão”.

“Não podemos continuar aceitando e nos submetendo a essa situação penosa e vexatória”, diz o texto, ao observar que a situação já é de todos conhecida. “Chega de ter que dar dinheiro a agências ou despachantes que, com meios eletrônicos – robot – revendem as vagas”, diz ainda o texto.

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A petição tem a assinatura de um comitê denominado “Passaporto italiano in tempi giusti e senza intermediari” (Passaporte italiano em tempos justos e sem intermediário) e está disponível a quem quiser conferir e assinar neste endereço eletrônico. A iniciativa foi tomada no começo da tarde desta quarta-feira e pede ao governo italiano “um sistema que respeite a dignidade de cada um e que não o obrigue a participar de uma loteria ou permanecer no computador de madrugada por meses”.

Segundo postagem no FaceBook, a iniciativa partiu do ex-candidato a deputado Pasquale Matafora: “Nossas lutas não podem parar e, após um processo eleitoral difícil, sigo com o compromisso de fortalecer a voz dos italianos residentes no exterior para a resolução de problemas anseios da comunidade” – disse Matafora.

“Nossa comunidade – acrescentou – continua firme mais que nunca e, por isso, junto com outros compatriotas e Fabio Porta, estamos colocando no ar uma petição para atacar a grande prioridade dos problemas. A grande batalha que eu teria enfrentado no Parlamento a partir do primeiro dia de mandato. Sem mandato, mas com garra e “Amor pela Itália”. Por isso, cidadão italiano, peço a sua assinatura para reformulação do sistema Prenota online para emissão de passaportes sem intermediários e em tempo justo”.

O sistema já foi classificado pela própria autoridade consular de Curitiba, durante uma reunião do Intercomites, em agosto do ano passado, como um “monstro informático”, mas, apesar de ser um dos maiores focos de reclamações da comunidade italiana no exterior (só perde para as famigeradas “filas da cidadania”), até o momento nada foi feito.

“Todos os dias – observa o texto da petição – milhares de usuários cidadãos italianos acessam o sistema ‘Prenota Online’ para tentar uma vaga e obter a emissão do passaporte italiano”. Entretanto, “o sistema, imaginado para facilitar a vida de quem precisa do documento para viajar, tem se demonstrado ineficaz e perverso, pois os requerentes tentam por dias, meses e não conseguem agendar a emissão. Conseguir agendar o atendimento se tornou uma loteria e uma competição com as agências especializadas em vender ‘slot’”.

Além disso – diz ainda o texto -, o ‘Prenota Online’ não leva em conta inúmeras situações pessoais, tais como limitações de idosos, pessoas com deficiência ou com gravíssimos problemas familiares, necessitando viajar com urgência”.

Segundo consta na petição às autoridades italianas, “o usuário se torna refém da boa vontade do Cônsul ou do responsável do setor e fica exposto a situações muitas vezes constrangedoras. Todas as altas esferas do Ministério das Relações Exteriores sabem da situação grave e muito pouco está sendo feito para resolver o problema de forma eficaz. Não podemos continuar aceitando e nos submetendo a essa situação penosa e vexatória”.

“Somos milhares de cidadãos italianos residentes no exterior submetidos ao ineficaz sistema ‘Prenota Online’ – prossegue o texto. Chega de ter que dar dinheiro a agências ou despachantes que, com meios eletrônicos – robot – revendem as vagas”.

E mais: “Queremos um sistema que respeite a dignidade de cada um e que não o obrigue a participar de uma loteria ou permanecer no computador de madrugada por meses. Queremos, imediatamente, a reformulação desse sistema, no aguardo de uma solução eficaz e justa, com a volta do atendimento presencial no pleno respeito às necessidades de cada cidadão. Isso não pode ser mais adiado’.

A petição finaliza por convocar todo cidadão italiano no exterior para que “assine e mostre sua força!”, pois “Passaporte não é favor, é seu direito!”

O testo em italiano é este: “Tutti i giorni, migliaia di utenti cittadini italiani residenti all’estero tentano di ottenere un appuntamento per l’emissione del passaporto usando il Sistema Prenota on line.

Il Sistema, progettato per agevolare coloro che hanno bisogno dell’emissione del passaporto per viaggiare, in realtà si è dimostrato uno strumento inefficace e addirittura perverso, questo perché i richiedenti tentano per giorni e a volte per mesi e non riescono ad ottenere un posto.

Riuscire ad ottenere un appuntamento è ormai diventata una lotteria e anche una assurda competizione con le agenzie specializzate a vendere “slot”.

Aggiungiamo che il Prenota on Line non considera diverse situazioni personali, come i limiti di una persona anziana, utenti portatori di handicap o gravissimi problemi personali che di forma imprevista obbligano l’utente ad un viaggio di emergenza.

L’Utente pertanto è ostaggio della buona volontà del Console o dell’addetto di turno e a volte esposto a situazioni a dir poco imbarazzanti.

Tute le Direzioni competenti del Ministero degli affari esteri sono al corrente della grave situazione e finora molto poco è stato fatto o si sta facendo per risolvere il problema.

Non possiamo più continuare ad accettare sottomessi e immobili questa assurda situazione penosa e umiliante.

Basta con questo Prenota on Line cosi com´ è adesso Basta al dover pagare agenzie o intermediari che, con potenti mezzi, occupano tutti i posti e li vendono.

Vogliamo un sistema che rispetti la dignità di ogni utente e che non lo obblighi a partecipare di una lotteria o di dover rimanere al computer (chi ce l ha ) di notte o per mesi di fila.

Vogliamo immediatamente la riformulazione del sistema con la possibilità di rivolgersi personalmente agli sportelli senza barriere (se non ha la prenotazione vada via) nel pieno rispetto delle necessita di ogni cittadino.”

E em espanhol, tem a seguinte versão: “Todos los días, miles de usuarios con ciudadanía italiana intentan lograr en el sistema Prenota Online un turno para obtener la emisión del pasaporte italiano.

El sistema, pensado para facilitar la vida de quien necesita del documento para viajar, tiene se mostrado ineficaz y perverso, porque los requirentes intenta n por días o meses y no consiguen programar la emisión.

Logar atención consular se volvió una lotería y una competición con las agencias especializadas en la venta de ¨slots¨.

Además, el Prenota Online no tiene en cuenta nume rosas situaciones personales, tales como limitaciones de ancianos, personas con discapacidad o con graves problemas familiares, necesitando viajar con urgencia.

El usuario se vuelve rehén de la buena voluntad del Cónsul o del responsable del sector, quedando expuesto a situaciones muchas de las veces embarazosas.

Todas las altas esferas del Ministerio de Relaciones Exteriores saben de la grave situación y muy poco están haciendo para resolver el problema de manera eficaz.

No podemos seguir aceptando y nos sometiendo a esa situación penosa e humillante.

¡Basta del Prenota Online de la manera que está! Basta de tener que dar dinero a agencias que, con medios electrónicos – robot – toman todas las plazas para revender.

Queremos un sistema que respete la dignidad de cada uno y que no obligue a los ciudadanos participar de una lotería o quedar delante de la computadora en la madrugada por meses.

Queremos, inmediatamente, la reformulación de ese sistema, esperando por una solución eficaz y justa, con la vuelta de la atención presencial, en pleno respeto a las necesidades de cada ciudadano. ¡Eso no puede más ser aplazado! ¡Firma y muestra tu fuerza ¡ Pasaporte no es un favor, es tu derecho!”