Durante mais de uma hora e meia, o recém-empossado senador Fabio Porta (PD) manteve uma conversa virtual com conselheiros dos sete Comites – ‘Comitati degli Italiani all’Estero’ que operam no Brasil e que quiseram ou puderam participar, através da plataforma zoom. “Em primeiro lugar, quero colocar meu mandato à disposição”, disse Porta; e em segundo , “quero ouví-los porque o mandato de um parlamentar está nas mãos dos eleitores e das comunidades que o elegeram”.
A conversa teve início pouco depois das 18 horas de ontem (07/02), com a participação inicial anunciada de 35 pessoas, incluindo não apenas presidentes e conselheiros dos Comites eleitos em dezembro último, mas também de uma das representantes do Brasil no CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’, Rita Blasioli Costa, que informou não ser candidata nas próximas eleições, embora permaneça à disposição da comunidade. No correr da reunião virtual, mais pessoas foram aderindo à conversação, chegando a 60 menos de quarenta minutos depois.
Porta fez questão de convidar também representantes da imprensa italiana no Brasil e agradeceu a participação dos jornalistas Pietro Petraglia (Comunità Italiana), Desiderio Peron (Insieme) e Giancarlo Palmesi, de Belo Horizonte. Segundo ele, esse convite à imprensa demonstra que “não há nada escondido” e e, “como è meu costume, estas reuniões não são sigilosas.
“Acho interessante – disse ainda Fabio no convite – esta oportunidade para mim de colocar o meu mandato à disposição dos nossos representantes com o intuito de ouvir as ansiedades, preocupações e pedidos deles aos eleitos no Parlamento italiano”.
Durante o encontro, além das saudações e votos de bom trabalho ao senador que denunciou e venceu fraudes no processo eleitoral parlamentar de 2018, que culminaram com a retirada do mandato do ítalo-argentino Adriano Cario (Usei), foram abordados alguns temas recorrentes no seio da comunidade ítalo-brasileira, como serviços consulares e filas da cidadania, além do ensino e difusão da língua e cultura italianas.
No vídeo que acompanha essa matéria mantivemos na íntegra o pronunciamento de abertura do senador, além da intervenção de cada um dos participantes que se pronunciaram para lembrar, inclusive, do 30º aniversário de vigência da atual lei sobre a cidadania italiana (lei número 91, de 5 de fevereiro de 1992). É um documento que Insieme coloca a público pelo caráter inusitado da iniciativa do senador Fabio Porta que, conforme ele declarou posteriormente, deverá se repetir com frequência também com outros setores.
A intenção, disse Porta, é utilizar, “não sei ainda se no mesmo formato”, mais vezes esse “tipo de tecnologia” para tentar “democratizar, socializar e abrir o Parlamento, o trabalho dos parlamentares para os representados, coisa que nem todo mundo faz”.