O então cônsul Salvatore Di Venezia em Arroio Trinta-SC, em 23/07/2010, com lideranças da comunidade italiana do Oeste catarinense. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

Qualificando-o como “um servidor sério e competente do Estado [italiano], um profundo conhecedor da comunidade italiana no Brasil”, o ex-deputado e coordenador do Partido Democrático italiano para a América do Sul, Fabio Porta, distribuiu nota à imprensa há poucos minutos para congratular-se com “as notícias do retorno de Salvatore Di Venezia a Curitiba como cônsul da Itália para os Estados brasileiros de Paraná e Santa Catarina”.

Porta disse que já conhecia Di Venezia quanto atuou junto ao Consulado de São Paulo, mas destacou que “durante sua experiência anterior, como chefe de missão em Curitiba, Di Venezia mostrou grandes qualidades de relacionamento com as autoridades locais e atenção a uma das principais comunidades italianas no Brasil”.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A notícia, dada com exclusividade pelo site da revista Insieme na tarde de hoje, provocou manifestações favoráveis também nas redes sociais. A internauta Inez Fagundes, por exemplo, saudou Di Venezia dizendo que “este consulado precisa de mudanças, principalmente no bom humor de alguns funcionários” na área de passaportes e aconselhou ações para “melhorar site, [tornando-o] mais claro e simples para que qualquer pessoa possa entender”.

O conselheiro do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ Elton Diego Stolf declarou-se “muito feliz” com o retorno de Salvatore Di Venezia. “Retorna com ele o diálogo, o respeito e o bom senso à nossa circunscrição”, completou um dos maiores críticos da atuação do cônsul atual, cuja transferência para outra função foi antecipada em cerca de um ano.

O comunicado de Porta, escrito em italiano, vai abaixo traduzido, na íntegra: “Salvatore Di Venezia está de volta em Curitiba: boas notícias para a comunidade italiana!

Congratulo-me com as notícias do retorno de Salvatore Di Venezia a Curitiba como cônsul da Itália nos estados brasileiros de Paraná e Santa Catarina. É um servidor sério e competente do estado; um profundo conhecedor da comunidade italiana no Brasil, que conheceu e apreciou suas qualidades em sua primeira missão no Consulado Geral de São Paulo.

Durante sua experiência anterior como chefe de missão em Curitiba, Di Venezia mostrou grandes qualidades de relacionamento com as autoridades locais e atenção a uma das principais comunidades italianas no Brasil.

Minha saudação vai para ele junto com meus melhores votos de um bom trabalho; à comunidade italiana que volta a tê-lo como representante do Estado italiano, meus cumprimentos pela nomeação do novo cônsul. Bem-vindo de volta ao Brasil, Salvatore Di Venezia!”