Se tenho um problema, posso me dirigir ao Comites?  – pergunta uma voz feminina. A Resposta é “sim”, no primeiro de uma série de vídeos promocionais distribuídos pelo governo italiano, através da rede consular, com o objetivo de informar sobre as eleições dos ‘Comitati degli Italiani all’Estero’ em curso.

No vídeo não há informação de que tipo de problema podem os ítalo-descendentes levar aos Comites, mas a sugestão é que “os Comites fazem muito e muito eles podem fazer”. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o Comites local está proibido de falar ou discutir sobre cidadania italiana “iure sanguinis” –  seguramente o problema mais recorrente da comunidade ítalo-gaúcha.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Se tens algum problema, vá aos Comites e eles te darão uma mão, repete a mesma voz antes de aparecer a logomarca do “Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale”. O material foi produzido pela Agência 9Colonne, uma das muitas na Itália que recebem subsídios oficiais. Ainda segundo a propaganda, os Comites valorizam a memória histórica da imigração italiana.

O material produzido pelo governo italiano exclusivamente em língua italiana contempla também curtas mensagens de voz, como esta, e visam a estimular o exercício do voto:

Os cidadãos italianos inscritos no Aire – o cadastro geral dos eleitores residentes no exterior – estão em processo de eleição dos conselheiros dos Comites, que é realizado através do voto por correspondência. O processo termina dia 03 de dezembro próximo. Somente poderão votar os eleitores que solicitarem, até o dia 03 de novembro próximo, o material eleitoral. A solicitação deve ser dirigida ao consulado italiano da mesma jurisdição consular do eleitor.