Dia 13/06/2019, em Vitória-ES. Da direita para a esquerda: Luigi Maria Vignali e Ricardo Merlo, o governador José Renato Casagrande,o então embaixador Antonio Bernardini, o cônsul Paolo Miraglia Del Giudice, e o cônsul honorário em Vitória, Roger Gaggiato. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

Se as condições criadas pela pandemia do coronavírus permitirem, já em agosto a “sede consular” de Vitória, no Espírito Santo, poderá entrar em funcionamento, segundo nota à imprensa distribuída no começo da tarde de hoje pela assessoria do senador Ricardo Merlo, subsecretário da Farnesina para os italianos no mundo. “A reforma das instalações que sediarão a nova sede consular em Vitória começou na semana passada”, diz o comunicado.

“Quando os escritórios estiverem prontos, se não houver atrasos, devido à emergência do vírus, a nova sede consular poderá abrir suas portas ao público”, diz ainda o comunicado. Nessa sede, como se recorda, deverá funcionar uma agência consular de primeiro grau, primeiro passo para um possível consulado no Estado do Espírito Santo, hoje sob a jurisdição do Rio de Janeiro.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A implantação das novas instalações foi oficialmente anunciada em meados de junho do ano passado, durante uma visita de Merlo, acompanhado do então embaixador Antonio Bernardini, e do diretor geral para os Italianos no Mundo da Farnesina, Luigi Maria Vignali, ocasião em que o governador do Estado, José Renato Casagrande, garantiu a cessão de imóvel para o funcionamento dos serviços reivindicados.

Na confirmação da agência consular de Vitória, Merlo e Bernardini garantem também a de Florianópolis. Objetivo é “mudar a imagem da Itália”

Também naquela oportunidade o senador Ricardo Merlo garantiu que idêntica providência seria tomada para Florianópolis, em Santa Catarina, cuja comunidade italiana também reivindica há muito tempo a instalação de um consulado. Entretanto, a promessa catarinense continua no papel.

Em português, a nota da assessoria de Merlo está contida, na íntegra, na transcrição a seguir: “A pandemia não está retardando o trabalho que o governo, com a Farnesina, na sua vanguarda, está realizando para fortalecer e requalificar a rede consular italiana em todo o mundo. As últimas notícias, em ordem cronológica, dizem respeito ao Brasil.

A reforma das instalações que sediarão a nova sede consular em Vitória começou na semana passada. Trabalhos que, mediante a pandemia, devem terminar em agosto.

O Brasil é o país latino-americano mais afetado pelo coronavírus: também por esse motivo, a reestruturação das instalações levarão naturalmente em conta a necessidade – de funcionários e usuários da nova agência consular – de manter o distanciamento social.

“Quando os escritórios estiverem prontos, se não houver atrasos, devido à emergência do vírus, a nova sede consular poderá abrir suas portas ao público”, disse o subsecretário de Relações Exteriores e do Senador italiano (que representa a todos italianos no estrangeiro), Ricardo Merlo, que vem ha tempo lutando pela inauguração, na capital de Vitória, uma sede diplomática italiana que poderia oferecer assistência e serviços a muitos compatriotas residentes nessa área.

“Com esta nova sede consular, a Itália estará ainda mais próxima da comunidade italiana”, diz Merlo.

Depois de agradecer ao embaixador da Itália no Brasil Francesco Azzarello e ao cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, por seu grande compromisso e trabalho incansável em favor de seus compatriotas, o subsecretário Merlo conclui com “um abraço virtual aos muitos italianos e ítalo-brasileiros do Brasil, neste momento difícil a todos e para o país que os hospeda. Uma promessa: o estado italiano não vai deixar você em paz”.