Teatro conta o que diziam aos imigrantes há 140 anos: No Brasil, onde há terra para todos, o tempo é sempre bom…

Mas no Brasil há terra para todos? Sim, o Brasil é maior que toda a Europa… no Brasil o tempo é sempre bom, na terra cresce de tudo, ninguém passa fome, há fartura sobre as mesas, trabalho e muitas coisas boas. Existem até minas de ouro!…

O sonho da ‘cucanha’, a vontade de virar proprietário, fugir da fome, a dúvida, a certeza de partir e o medo do desconhecido, a interferência da Igreja, a propaganda dos aliciadores, as falsas promessas do governo brasileiro, a tardia mas inútil decepção e muito mais – tudo isso está na peça teatral “Viagio di sol andata” (viagem só de ida) que o grupo de teatro amador “La Filodrammatica S. Martino”, do município italiano de Fornace (Província de Trento), está apresentando em diversos municípios de Santa Catarina no curso desta semana.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A peça teatral é apresentada inteiramente em dialeto trentino e a turnê do grupo foi iniciada em Joinville, no domingo à noite, com a presença do cônsul geral da Itália Raffaele Festa e um público maior que o pequeno auditório do Círculo Italiano da cidade comportava; seguiram-se apresentações em Blumenau (Teatro Edith Gaertner), na terça-feira e, na noite desta quarta-feira, em Rio dos Cedros.

Na sexta-feira o grupo se apresentará em Jaraguá do Sul, no auditório da comunidade evangélica luterana Apóstolo Pedro para encerrar com duas apresentações em Rodeio: em Rodeio 30 , na Festa da Família Stolf, domingo, e no Centro Cultural do município, na segunda-feira.

No sábado não haverá teatro. O grupo de vinte pessoas participará, à tarde, da solenidade de assinatura do pacto de amizade que o município de Rodeio firmará com o município italiano de Fornace. O vídeo que anexamos é de um trecho da obra de autoria de Dino Caresia.