“É realmente um prazer estar nesta visita ao Brasil, 24 anos após a última visita do presidente Ciampi, passando por cinco cidades diferentes em cinco estados distintos. Esta visita não só manifesta a vontade de abraçar com nossa amizade todo o complexo variado e de grande relevância deste país, mas também de sublinhar a proximidade com as comunidades de italianos que trabalham aqui e dos brasileiros de ascendência italiana, a mais numerosa do mundo”, declarou o presidente da Itália, Sergio Mattarella, em sua penúltima etapa da visita que faz ao Brasil.
Mattarella falou para um seleto grupo de representantes da comunidade italiana no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, na sequência de seu pronunciamento intitulado “Un dialogo inclusivo per uno scenario internazionale in evoluzione: partenariati e prospettive al livello bilaterale, regionale e globale”. O evento, organizado pelo embaixador e pelo cônsul italiano, aconteceu na Casa D’Italia e marcou um importante momento de conexão e celebração dos laços profundos entre Brasil e Itália.
O presidente italiano destacou a particularidade que estreita os laços entre Brasil e Itália, mencionando que essa conexão foi evidente em todos os momentos de sua visita, desde o encontro com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, até os diálogos com autoridades de diversos estados. “Esse ponto de unificação dos nossos dois países, de integração humana, é a base sobre a qual se constrói com facilidade a colaboração política, institucional, econômica e cultural.”
Mattarella enfatizou a intensidade das afinidades culturais entre os dois países, ressaltando que este ano a Bienal de Arte de Veneza tem como coordenador um brasileiro. “Isso demonstra a identidade de sensibilidades culturais e artísticas entre nossos países. Essas afinidades culturais, humanas e sociais emergem em todos os setores, desde a economia até as relações institucionais, segurança, pesquisa tecnológica, entre outros.”
O presidente italiano também abordou a importância da colaboração bilateral e a vontade de desenvolvê-la ao máximo entre Europa e América Latina, destacando a relevância histórica do Brasil e seu desenvolvimento graças ao esforço e coragem de muitos migrantes italianos. “Esses migrantes e seus descendentes tornaram-se plenamente, autenticamente e orgulhosamente brasileiros, contribuindo significativamente para o crescimento deste país.”
A importância das empresas italianas operando no Brasil foi outro ponto de destaque no discurso, com Mattarella mencionando o crescimento dos investimentos e a colaboração com empresas brasileiras. “Tudo isso amplia ainda mais as perspectivas de colaboração.”
Em um ano significativo, que marca os 150 anos do início da migração italiana para o Brasil e o 80º aniversário do envio do Corpo de Expedição Brasileiro para a Itália em 1944, Mattarella destacou a parceria atual entre Brasil e Itália na presidência do G20 e do G7. “Isso não só torna nossos países protagonistas na cena internacional, mas também dinamicamente ativos em promover formas mais intensas de colaboração, visando a paz e a cooperação diante das grandes tensões internacionais.”
Finalizando seu discurso, Sergio Mattarella expressou seu grande prazer em encontrar-se com a comunidade italiana no Brasil. “É um grande prazer encontrá-los, juntamente com minha filha, o vice-ministro das Relações Exteriores e a delegação que me acompanha de Roma, para agradecer-lhes pelo que fazem e pelo pensamento constante na Itália, que é plenamente e absolutamente recíproco.”