u BRUSQUE – S C – Autoridades da Região da Campânia (Nápoles) e de Santa Catarina se encontram nesta segunda-feira (12-11-2007) para a celebração de dois atos de importância para a comunidade ítalo-brasileira regional: a assinatura de um protocolo de intenções entre o governo catarinense e o governo da Região da Campânia, visando futuros projetos e acordos de cunho econômico, social, turístico e cultural; e o lançamento do projeto AgroQuality, de formação profissional na área da segurança e marketing alimentar, com financiamento do Fundo Social Europeu através do governo italiano.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Ambos os eventos, segundo informa o presidente do Círculo Italiano de Brusque, Márcio Fumagalli, estão marcados para o teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, a partir das 17 horas. O círculo tem participação direta no projeto AgroQuality.

A comitiva italiana é formada por Corrado Gabriele, Secretário do Governo da Região da Campânia para a Formação, Instrução e Trabalho; Antonio Poziello, Assessor  da Secretaria de Governo para a Formação, Instrução e Trabalho; Giancarlo Aiello, Assessor Jurídico e Diplomático da Sec. do Governo  para a Formação, Instrução e Trabalho; Fabio Bolletti, do Censi – Instituto Mater, de Nápoles; Sergio Bolletti Censi, Presidente da Cosvitec – Università & Impresa. Estará presente ainda um representante delegado da Universidade Federico II, de Napoles e idealizador do “Progetto Quater – Enogastronomia e Ristorazione”.

Do curso poderão participar jovens descendentes de imigrantes italianos, preferencialmente que tenham já reconhecida a cidadania italiana ou estejam na fila de espera. Serão selecionados 15 alunos efetivos e três auditores, dentro das circunscrições consulares de Curitiba e São Paulo. A formação será parte à distância e parte através de estágios na Itália. Os interessados deverão se inscrever até o dia 31 de dezembro próximo e o curso começará logo a seguir, em janeiro do próximo ano.

 

O QUE É – O Agroquality é um projeto voltado à certificação de processo produtivo e de produtos no setor agro-alimentício e agro-industrial. Compreende a rastreabilidade, a valorização da marca, a identificação da origem, e o marketing de gestão viltado para o desenvolvimento da qualidade.

O objetivo do projeto é especializar 15 diplomados italianos, residentes nas circunscrições consulares de Curitiba e de São Paulo, em questões relacionadas com a segurança alimentar, certificação de protudos, rastreabilideade de origem e marketing de produtos típicos.

Pretende-se dar aos participantes do mestrado a possibilidade de tornarem-se interlocutores entre a pesquisa de base, a experimentação aplicada e o ambiente empreendedor, nas mais variadas atividades de produção e comercialização agro-alimentícia.

Outro objetivo é o de divulgar no Brasil a cultura, as tradições, o “know-how” específico do setor, as competências em matéria de gestão da qualidade dos italianos.

As atividades formativas darão aos alunos a possibilidade de conhecerem de perto a realidade italiana do setor agro-alimentício, permitindo-lhes assimilar e transferir ao Brasil as boas práticas, a experiência e as competências avançadas do contexto italiano.

Dentre os objetivos do mestrado, destacam-se:

– o desenvolvimento do setor agro-industrial brasileiro

– o aumento dos conhecimentos sobre gestão da qualidade

– a difusão dos conceitos relativos a sistemas de qualidade

– o aumento da capacidade de exportação das empresas brasileiras

– a habilitação dos mestrados à sua inserção no mercado de trabalho de consultoria empresarial

– o fomento à inovação do produto, do processo e da organização de empresas brasileiras

– a promoção da pesquisa e da inovação em setores estratégicos

– a formação de pessoal altamente qualificado.

Os promotores garantem que a “efetivação do mestrado contribuirá para a formação de profissionais com os conhecimentos mais avançados em matéria de processamento agro-alimentício e competências específicas na prática e execução que continuem a difusão da cultura italiana em países de emigração”.

O projeto tem a co-participação financeira do Ministério do Trabalho e da Previdência social da Itália em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores. O mestrado será realizado pela Cosvitec – Consórcio para a Pesquisa e o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, em colaboração com o Departamento de Ciências e Alimentos da Universidade dos Estudos de Nápoles (Frederico II) e com o Círculo Italiano de Brusque-SC.

Conforme asseguram os promotores, o mestrado “qualificará novos profissionais que se inserirão no contexto agro-alimentício brasileiro, desfrutando dos mais avançados conhecimentos no assunto e de competências específicas de natureza prática”. A nova figura do “expert em certificação de processo e de produto no setor agro-alimentício e agro-industrial” estará em condições de assegurar objetividade técnica aos termos “origem geográfica, caracterização e tipificação”. O curso, segundo seus promotores permitirá ainda aos novos profissionais:

– identificar e caracterizar qualitativamente, por sua qualidade biológica e definir mercadologicamente, moléculas naturais de origem diferente

– por em prática técnicas de extração de bio-moléculas e igualmente de produtos de interesse comercial, avaliando simultaneamente o impacto ambiental, a economia de processo e as possibilidades de comercialização

– conhecer e avaliar os aspectos mais importantes da gestão de empresas agro-alimentícias

– utilizar técnicas e tecnologias avançadas para a gestão das complexas interações entre os vários componentes do sistema produtivo agro-industrial

– operar no campo do desenvolvimento operacional de empresas do setor agro-alimentício

– trabalhar em grupo, atuar com relativa autonomia e integrar-se rapidamente no ambiente de trabalho.

Enfim, asseguram os promotores do curso que o “expert em Certificação de Processo e de Produto no Setor Agro-alimentício e Agro-industrial” estará em condições de executar tarefas e atividades profissionais autônomas e de suporte que lhe permitam atuar na gestão técnica e econômica da empresa agro-industrial, contribuir para a melhoria quantitativa e qualitativa da produção, reduzir custos de produção e a poluição ambiental, desempenhar ações na organização da distribuição e do marketing de produtos alimentícios”.

 

OPORTUNIDADE – O mestrado – asseguram os promotores – é uma oportunidade de aprendizagem de competências específicas por sua conexão com o ambiente da produção. Ao final do período de alta especialização, os alunos estarão em condições de identificar, monitorar, analisar e controlar os parâmetros que exercem influência sobre a qualidade e a segurança dos produtos alimentares. Estarão em condições de avaliar a importância do respeito aos manuais de produção, às boas normas de fabricação e à preservação da tipicidade territorial.

Agro-Quality é um excelente meio de transferência de competências de base e aplicativas para a produção de alimentos saudáveis e de rastreabilidade confiável. Efetivamente, os conhecimentos ministrados resultarão na produção de alimentos que, graças ao controle exercido sobre toda a cadeia produtiva, se caracterização por altos níveis nutricionais, higiênico-sanitários e dietéticos.

O “Expert em Certificação de Processo e de Produto no Setor Agro-alimentício e Agro-industrial” desenvolverá uma qualificação multidisciplinar relacionada com a rastreabilidade, complementada com uma visão dos problemas relacionados com a cadeia agro-alimentar.

Agro-Quality prenuncia a obtenção de resultados concretos no que se refere à aquisição das competências relacionadas com:

– administração de empresa agro-industrial

– otimização quantitativa e qualitativa da produção de alimentos

– controle de qualidade dos produtos

– conhecimentos das tecnologias de transformação e monitoramento do processo produtivo

– tecnologias alimentares voltadas à segurança alimentar.

Este novo profissional, especializado através de formação superior, se beneficiará da atividade de colocação projetada e realizada pela valorização das competências adquiridas e pela capacidade individual de cada aluno.

 

PESQUISA – Agro-quality – explicam os idealizadores do curso –  é também pesquisa: durante a realização das atividades estão previstas ações de pesquisas de campo de interesse para o setor agro-alimentício brasileiro, de modo especial para as circunscrições consulares de Curitiba e de São Paulo.

As empresas do setor agro-alimentício estarão participando através de uma sondagem de contexto e pela resposta a questionários elaborados “ad hoc”. Este estudo permitirá a realização de um mapeamento do setor.

Além disto, a realização do percurso de formação se baseia na experimentação de práticas específicas planejadas para a implementação da itinerário didático e da transferência das competências profissionais, técnicas e científicas.