Nota publicada no site da Embaixada da Itália no Brasil com data de hoje (12/01) divulga a imagem eleita para servir de logomarca do 150º aniversário do início da grande imigração italiana no Brasil, a ser festejada durante todo o correr deste ano.
O desenho escolhido, segundo informa a Embaixada, foi o de um estudante de 17 anos – Joshua Azze Distel, aluno da “Fondazione Torino”, de Minas Gerais. Na divulgação, a Embaixada diz que o “concurso” foi realizado em colaboração com os consulados da Itália em São Paulo e Belo Horizonte, e divulgado em três “Escolas italianas paritárias no Brasil”.
Segundo informou o embaixador Alessandro Cortese na entrevista exclusiva concedida à revista Insieme, as comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no Brasil é uma de suas prioridades.
Na íntegra, a nota tem o seguinte teor: “Concluiu-se o concurso lançado pela Embaixada da Itália em Brasília, em colaboração com o Consulado Geral da Itália em São Paulo e o Consulado da Itália em Belo Horizonte, para a criação gráfica de um logotipo comemorativo do 150º Aniversário da Imigração Italiana no Brasil, a ser celebrado em 2024.
A iniciativa foi divulgada nas Escolas italianas paritárias no Brasil: o Liceu Científico “Eugenio Montale” e o Liceu Científico de Ciências Aplicadas da “Dante Alighieri” de São Paulo e a “Fundação Torino” de Belo Horizonte.
Foi selecionado como vencedor o projeto de Joshua Azze Distel, de 17 anos, aluno do 4º ano do Liceu Científico da “Fondazione Torino”, ao qual vão os calorosos parabéns do Embaixador e de toda a Rede Diplomático-Consular da Itália no Brasil.
O logotipo representa um navio, o meio de transporte utilizado por milhões de imigrantes que, com coragem e espírito de aventura, lançavam-se em longas travessias oceânicas em direção ao “novo mundo”, em busca de melhores condições de vida.
Num jogo de encaixes formados por linhas minimalistas, o número “150” é inserido no desenho do navio: o “zero” representa, ao mesmo tempo, o número e um semicírculo, como um horizonte, um céu comum, composto pelas cores das bandeiras dos dois países, simboliza a ligação histórica e cultural entre eles”.