Joshua Distel recebe o trofeu das mãos do embaixador Alessandro Cortese. (Foto Carol Reis/Insieme)

A Fundação Torino, Escola Internacional, recebeu a visita do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, acompanhado pela esposa Elissavet Macri, pela cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero e seu marido, Remi Caucanas, e pelo primeiro secretário da Embaixada, Andrea Degosus. A visita foi conduzida pelo diretor pedagógico italiano da Fundação, Umberto Casarotti, e pela diretora-geral, Marcia Naves.

Enquanto percorriam as instalações educacionais, a comitiva teve a oportunidade de observar a aplicação prática dos ensinamentos e a integração da história italiana no currículo atual. Os projetos dos alunos, resultado do estímulo constante à inovação e ao reconhecimento de suas raízes culturais, foram apresentados, refletindo as contribuições e influências da Itália em nosso país.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Na sequência, o embaixador Cortese realizou a entrega do troféu a Joshua Distel, que se destacou ao vencer o concurso de logotipo dos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil, promovido pela Embaixada da Itália, simbolizando o engajamento dos estudantes com a história e cultura italiana. Esta parte da visita reafirmou o papel da Fundação como um espaço de celebração e aprendizado das relações ítalo-brasileiras.

Este encontro entre representantes diplomáticos italianos e a comunidade escolar reforçou o elo educacional e cultural, destacando a relevância da memória da imigração e sua preservação por meio de atividades acadêmicas. A presença do Embaixador e sua comitiva na Fundação Torino enfatiza o apoio contínuo à iniciativa de ensino que valoriza a herança cultural e a colaboração entre as nações.