u O Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura (IER), através de sua diretora, Maurien Randon Barbosa, assina o termo de compromisso junto a Organizações não Governamentais – ONGS que farão parte desta 2ª edição da Rede de Parceria Social, em conjunto com a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS. O evento ocorre no dia 30 de março, às 9 horas, no Auditório Paulo Modersil (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Porto Alegre (RS).
Na ocasião, estarão presentes os dirigentes das entidades cujos projetos foram selecionados pelo Instituto, voltados à área de atendimento a crianças e adolescentes. O Instituto, uma das entidades-âncora da Rede, recebeu 66 projetos de todo o Estado para avaliação. Destes, 13 projetos foram selecionados e serão financiados pelas Empresas Randon, dentro da Lei da Solidariedade, que possibilita que empresas com ICMS a recolher destinem até 3% do imposto devido a projetos sociais no Rio Grande do Sul, sendo que o Estado renuncia 75% do valor aportado pelas empresas.
Rede Parceria Social – É um modelo de atuação em rede a partir da articulação entre governo, terceiro setor e iniciativa privada. São oferecidos recursos a partir da seleção pública de projetos, em múltiplas áreas sociais no Estado, abrangendo as áreas de geração de renda, crianças, jovens e adolescentes, pessoas portadoras de deficiências e altas habilidades, desenvolvimento social das famílias pelo meio-ambiente, incentivo à adoção e ao apadrinhamento afetivo e inclusão através da cultura. Em 2008, a Rede aprovou 197 projetos em 64 municípios com investimento de R$ 6 milhões. Nesta segunda edição, a expectativa é de alcançar 320 projetos com investimentos de R$ 11 milhões, um acréscimo de 80% sobre 2007.
Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura – é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil com Interesse Público) e foi criada com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social das Empresas Randon, promovendo a educação, a cultura e o voluntariado através de ações sociais que integram as empresas com a comunidade.