Cartaz do movimento que pretende a correção do "erro histórico" sobre a primazia da imigração italiana no Brasil. (Reprodução)

D e forma presencial e também virtual, a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imitação Italiana no Brasil – Adanpib realiza neste sábado (27/03), a partir das 15 horas, assembléia geral durante a qual, além de debater aspectos da história da imigração italiana no Estado, será eleita e empossada a nova diretoria da entidade para o biênio 2021/23. 

A reunião será híbrida, isto é, presencial e virtual, a partir do auditório da Câmara Municipal de São João Batista-SC, município em que se situa a Colônia Nova Itália – o primeiro núcleo de imigrantes italianos instalado no Brasil no ano de 1836. Diversas autoridades catarinenses confirmaram participação.

PATROCINANDO SUA LEITURA
Imagem da igrejinha São José, na Colônia Nova Itália, em São João Batista-SC. (Foto cedida)

Quem quiser participar do encontro de forma virtual precisa realizar uma espécie de inscrição (e-mail suporte@sjbatista.sc.gov.br ou whattsapp 48 9 9113-3066), a partir da qual será informado o link da transmissão aos interessados. 

Antes da eleição, a pauta da assembléia prevê algumas palestras durante as quais serão debatidos temas ligados ao “Movimento Santa Catarina Requer a Correção do Erro Histórico”, liderado pelo historiador Paulo Vendelino Kons. Uma delas será a do advogado Elton Diego Stolf, que é conselheiro  do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ para o Paraná e Santa Catarina. Ele falará sobre aspectos históricos ligados à Colônia Nova Itália e sobre o ‘gemellaggio’ em organização com localidades italianas das quais vieram os primeiros imigrantes.

O evento também será palco para aprofundamento do programa para a celebração pretendida do Bicentenário da Imigração Italiana no Brasil, a ocorrer em 19 de março de 2036. Sobre isso, uma delegação de São João Batista esteve recentemente conversando com o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia.

Cartaz do movimento que quer a correção do “erro histórico” sobre a primazia da imigração italiana no Brasil. (Reprodução)

Segundo Paulo Vendelino Kons, até hoje à tarde estavam confirmadas as participações do senador e ex-governador Esperidião Amin; do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC, Augusto César Zeferino; do Desembargador Carlos Alberto Civinski; do Secretário de Estado da Agricultura Altair Silva; do ex-governador Casildo Maldaner; do ex-Procurador Geral de Justiça José Galvani Alberton; do presidente da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, Ana Lúcia Coutinho; do presidente da Academia Catarinense de Letras – ACL, jornalista e escritor Moacir Pereira; e do Procurador de Justiça, imortal da ACL, dirigente do IHGSC e professor Gilberto Callado de Oliveira.