(Português BR) Italianos em SC: Pioneiros da imigração discutem bicentenário e elegem nova diretoria neste sábado

Ci spiace, ma questo articolo è disponibile soltanto in Português BR.

D e forma presencial e também virtual, a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imitação Italiana no Brasil – Adanpib realiza neste sábado (27/03), a partir das 15 horas, assembléia geral durante a qual, além de debater aspectos da história da imigração italiana no Estado, será eleita e empossada a nova diretoria da entidade para o biênio 2021/23. 

PATROCINANDO SUA LEITURA

A reunião será híbrida, isto é, presencial e virtual, a partir do auditório da Câmara Municipal de São João Batista-SC, município em que se situa a Colônia Nova Itália – o primeiro núcleo de imigrantes italianos instalado no Brasil no ano de 1836. Diversas autoridades catarinenses confirmaram participação.

Imagem da igrejinha São José, na Colônia Nova Itália, em São João Batista-SC. (Foto cedida)

Quem quiser participar do encontro de forma virtual precisa realizar uma espécie de inscrição (e-mail suporte@sjbatista.sc.gov.br ou whattsapp 48 9 9113-3066), a partir da qual será informado o link da transmissão aos interessados. 

Antes da eleição, a pauta da assembléia prevê algumas palestras durante as quais serão debatidos temas ligados ao “Movimento Santa Catarina Requer a Correção do Erro Histórico”, liderado pelo historiador Paulo Vendelino Kons. Uma delas será a do advogado Elton Diego Stolf, que é conselheiro  do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ para o Paraná e Santa Catarina. Ele falará sobre aspectos históricos ligados à Colônia Nova Itália e sobre o ‘gemellaggio’ em organização com localidades italianas das quais vieram os primeiros imigrantes.

O evento também será palco para aprofundamento do programa para a celebração pretendida do Bicentenário da Imigração Italiana no Brasil, a ocorrer em 19 de março de 2036. Sobre isso, uma delegação de São João Batista esteve recentemente conversando com o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia.

Cartaz do movimento que quer a correção do “erro histórico” sobre a primazia da imigração italiana no Brasil. (Reprodução)

Segundo Paulo Vendelino Kons, até hoje à tarde estavam confirmadas as participações do senador e ex-governador Esperidião Amin; do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC, Augusto César Zeferino; do Desembargador Carlos Alberto Civinski; do Secretário de Estado da Agricultura Altair Silva; do ex-governador Casildo Maldaner; do ex-Procurador Geral de Justiça José Galvani Alberton; do presidente da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, Ana Lúcia Coutinho; do presidente da Academia Catarinense de Letras – ACL, jornalista e escritor Moacir Pereira; e do Procurador de Justiça, imortal da ACL, dirigente do IHGSC e professor Gilberto Callado de Oliveira.