Itamarati confirma concessão de ‘agrément’ a Francesco Azzarello como novo embaixador da Itália no Brasil

306

O Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou agora há pouco que o “agrément ao Sr. Francesco Azzarello como Embaixador da Itália no Brasil” foi concedido, e que a apresentação das credenciais do diplomata ao Presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, “será agendada oportunamente”.

A informação confirma, assim, notícia divulgada por Insieme no dia 20 de outubro último. O agendamento, segundo a mesma fonte, deverá acontecer “depois da chegada do embaixador e assunção de suas funções”. Azzarello substituirá o atual embaixador Antonio Bernardini, no Brasil desde julho de 2016 e que nos próximos dias 12 e 13 vai presidir a 14ª Reunião de Coordenação do Sistema Itália no Brasil, em Curitiba. Não há informação sobre a data de assunção de Azzarello.

O futuro embaixador é ministro plenipotenciário nascido em Palermo em 23 de dezembro 1958 e já foi embaixador em Haia. Desde 2016 ocupa cargo na estrutura de primeiro nível do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

Informações disponíveis no site do Maeci dizem ainda que Azzarello é formado em Economia e Comércio pela Universidade “Luiss” (Libera Università Internazionale degli Studi Sociali Guido Carli Luiss), tendo entrado para a carreira diplomática através de concurso em 14 de março de 1986. Trabalhou inicialmente em Roma, no escritório V do serviço geral para negócios políticos, depois em Teerã e em Adelaide, onde foi cônsul a partir de abril de 1991.

Em 1997 foi para Tirana (Albânia) e em abril de 2000 assumiu a chefia do Escritório II do serviço geral de Cooperação Econômica e Financeira Multilateral, na Farnesina. Em abril de 2003 passou a exercer a função de primeiro conselheiro e, em seguida à sua alteração de status funcional para Ministro Plenipotenciário, de Ministro Conselheiro na representação permanente junto à Onu, em Nova Yorque, onde permaneceu até outubro de 2008.