Merlo anuncia: Agência consular de Vitória é decisão oficial, e a de Florianópolis está em estudos

3578

Merlo anuncia: Agência consular de Vitória é decisão oficial, e a de Florianópolis está em estudos
Podcast Insieme

 
 
00:00 /
 
1X
 

 

A decisão foi tomada: Vitória, no Espírito Santo, terá sua agência consular. A informação é do subsecretário da Farnesina, senador Ricardo Merlo, ao antecipar a Insieme nesta manhã comunicado oficial que será difundido no início da semana próxima, dando conta da decisão tomada ontem, sexta-feira, pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

“É oficial! Serão abertos novos escritórios consulares em Vitória (Brasil) e Tenerife (Espanha)”- Disse Merlo. “O Ministério das Relações Exteriores da Itália oficializou a abertura de novos escritórios consulares em Vitória (Espírito Santo, Brasil) e em Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha)”, escreveu Merlo em mensagem privada ao editor da Revista Insieme.

“Em Vitória será aberta uma Sede Consular que dependerá do Consulado-Geral no Rio de Janeiro. O objetivo dessa nova abertura é garantir rapidamente um aumento quantitativo e qualitativo nos serviços consulares oferecidos à comunidade”, continuou o senador e fundador do Maie – ‘Movimento Associativo Italiani all’Estero’. Segundo Merlo, “esta é uma resposta concreta às necessidades das respectivas comunidades italianas locais”.

O senador, que havia prometido o novo serviço em sua última visita ao Brasil, ainda durante o governo italiano anterior, observa que “há muitos anos que não eram abertos novos consulados. Os governos que se sucederam nos últimos vinte anos fecharam de forma descontrolada sedes diplomáticas e consulares pelo mundo, corroendo lentamente nossa rede consular. Hoje, no entanto, com o Maie na Farnesina (o Itamaraty italiano), em plena continuidade com o governo anterior, a atenção aos italianos no exterior está mais forte do que nunca e os resultados, quando há real vontade política, chegam”.

Mais: “depois de Vitória e Tenerife, já estamos trabalhando – assegura Merlo – com nossa equipe para examinar outras áreas geográficas para avaliar novas vagas”, “começando com Santa Catarina, no sul do Brasil, mas também pensando em outras áreas do mundo, incluindo América do Norte e Austrália”.

“Melhorar a rede consular e oferecer aos cidadãos italianos espalhados pelo mundo serviços rápidos e eficientes foi, desde o início, já no primeiro Governo Conte, uma das prioridades” diz o subsecretário Ricardo Merlo, demonstrando contentamento pela decisão tomada

Perguntado sobre datas, Merlo preferiu nada antecipar. Ele repetiu que a decisão do Ministério das Relações Exteriores “agora, é oficial”. Segundo Insieme conseguiu apurar junto a outras fontes, numa primeira fase seriam contratados dois funcionários para o novo serviço que, num primeiro tempo, continuaria a funcionar paralelamente aos do atual consulado honorário. Como se sabe, o governo do Espírito Santo colocou à disposição do governo italiano dois imóveis para o funcionamento da agência consular, fornecendo também suporte para a necessária reforma daquele do que for escolhido.

Merlo anunciou também para o início do próximo ano – provavelmente em fevereiro – o lançamento da pedra fundamental da construção de uma nova sede consular em Montevidéu, no Uruguai, com cerca de 700 metros quadrados de área construída.