Merlo chega esta noite para o encontro do Sistema Itália. Antes, visita autoridades locais. Melhorar serviços consulares é o objetivo, diz porta-voz

480

O senador e subsecretário da Farnesina para os italianos no exterior Ricardo Merlo chega a Curitiba no início da noite de hoje, procedente de Buenos Aires, para um intenso programa de reuniões e encontros com autoridades locais nos próximos três dias, incluindo uma visita, na quinta-feira, ao Consulado Geral da Itália em São Paulo.

O compromisso central de Merlo será a XIV Reunião de Coordenação do Sistema Itália no Brasil, que começa amanhã no início da tarde. Ele vem acompanhado do diretor geral para os italianos no mundo do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Luigi Maria Vignali.

Recebido pelo embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, ainda hoje Merlo se encontrará, durante jantar num restaurante do Shopping Pátio Batel, com o cônsul local Raffaele Festa, com o presidente do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’, Walter Petruzziello; com o conselheiro do mesmo órgão Luis Molossi; com a presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti; com o presidente do Centro de Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina, CCI, Alcir Empinotti; além do advogado de confiança do consulado e agente consular em Joinville, João Martinelli.

O primeiro compromisso para amanhã pela manhã do subsecretário Ricardo Merlo, será uma visita ao Consulado Geral da Itália em Curitiba, seguindo-se encontro com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, no Palácio Iguaçu. Ao meio dia, as autoridades farão uma pausa para degustar produtos artesanais na empresa ‘Mozzarellart’, de propriedade da ex-deputada Renata Bueno, seguindo-se almoço oferecido pelo prefeito Rafael Greca de Macedo.

Das 15h30min até o início da noite, Merlo participa – fazendo pronunciamento – da sessão de abertura e sessão plenária do XIV Encontro de Coordenação do Sistema Itália, que prevê também a participação de parlamentares italianos eleitos na área da América do Sul, presidentes de Comites, Conselheiros do CGIE, presidentes de Câmaras de Comércio e outros convidados.

O encontro, que acontecerá todo nas dependências de Casillo Advogados (inclusive o jantar, antecedido de um concerto), segue na quarta-feira até as 16 horas quando o senador deverá seguir viagem para São Paulo onde, na manhã seguinte, visita o Consulado Geral da Itália em São Paulo, seguindo-se almoço e viagem de retorno a Buenos Aires.

Em comunicado a imprensa distribuído nesta manhã, o porta-voz do subsecretário Ricardo Merlo, Ricky Filosa, transmite declarações do senador, segundo as quais “melhorar os serviços consulares é, desde o início da legislatura, um objetivo que nos impusemos como prioritário”. “O Brasil – prossegue – é um dos países no mundo com presença italiana muito forte; também por isso, nossas sedes diplomático-consulares devem estar à altura para oferecer serviços consulares eficientes e em tempos dignos aos nossos concidadãos. Dentro do governo italiano continuamos a trabalhar para a melhoria da qualidade de vida dos mais de seis milhões de italianos que residem além das fronteiras”.