AUTOMEC,a feira começa na próxima terça-feira (7), no Anhembi, em SP

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u São Paulo, outubro de 2008 – O setor de autopeças prevê um faturamento em 2008 de R$ 76,7 bilhões, 9,6% maior que no ano passado. No período de janeiro a agosto, as exportações de autopeças cresceram 17,83% em relação ao mesmo período de 2007, quando foram registrados R$ 5,9 bilhões. O principal destino das autopeças brasileiras é a Argentina, com 28,05% de participação nas exportações. Os dados foram divulgados pelo presidente do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Paulo Butori, durante coletiva de imprensa da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS (1a. Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais), nesta quarta-feira, 1° de outubro.

Na ocasião também foram apresentados números e conteúdo sobre a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e o 12º Congresso SAE Brasil 2008, uma iniciativa da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). Com o tema “Projetos Globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade”, o evento ocorre entre 7 e 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Evaristo Nascimento, Diretor da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS, afirmou que a feira nasceu a partir da necessidade de atender o setor de autopeças nacional, uma vez que “a tradicional feira AUTOMEC não comportava mais a grande procura das empresas que queriam participar dela. Decidiu-se, então, em conjunto com as entidades que nos apóiam, criar uma nova feira voltada apenas para o segmento de veículos pesados e comerciais. Nossas expectativas iniciais eram de reunir 300 marcas. Superamos esta marca: hoje, a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS está com 437 expositores confirmados, que ocuparão uma área de 30 mil metros quadrados”.

Nascimento apresentou ainda um perfil do visitante – são esperados mais de 20 mil – elaborado a partir de uma pesquisa realizada entre os pré-credenciados no site da feira. Dos 10.600 compradores credenciados até 1° de outubro, 35% têm interesse em fabricantes de autopeças, 20% em fabricantes de acessórios, 15% em ferramentas, 11% em automação, 11% em aparelhos e sistemas para diagnóstico, medição e alinhamento e 8% em óleos lubrificantes, aditivos e componentes para lubrificação. Dentre os visitantes estrangeiros, 77% são da América do Sul, 10% da América Central, 6% da Europa, 4% da Ásia, 2% da América do Norte e 1% da África.

A feira tem o apoio das principais entidades brasileiras do setor: SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), SINDIREPA/SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Associados do Estado de São Paulo), ANDAP (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), SICAP (Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos de São Paulo) e SINCOPEÇAS (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e SAE BRASIL. Também apóiam o evento: CÁMARA DE AUTOPARTES DEL URUGUAY (Câmera de Fabricantes de Componentes Automotores), CAPAFAM (Cámara Paraguaya de Fabricantes de Autopartes y Motopartes) e AFAC (Asociación de Fabricas Argentinas de Componentes).

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado

Criada em abril de 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint venture firmada entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions, presente no Brasil

desde 1997 – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e que teve seus primeiros eventos, a FENIT (Feira Internacional da Indústria Têxtil), realizada em 1958, a Feira Internacional da MECÂNICA, em 1959, e o SALÃO DO AUTOMÓVEL, em 1960. A parceria teve início em 2006, com a realização da FEICON BATIMAT (Feira Internacional da Indústria da Construção), seguida da ISC BRASIL (Feira de Segurança Eletrônica) e do SISP (Salão Imobiliário São Paulo).

Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de 140 funcionários e realiza mais de 30 feiras de negócios no Brasil, dos mais diversos segmentos da indústria. Entre os objetivos da promotora estão propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios, trazer eventos internacionais para o Brasil, bem como realizar novas parcerias.

Sobre a Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo. Em 2007, a Reed reuniu mais de 6 milhões de profissionais da indústria ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 38 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 39 escritórios próprios.

A Reed Exhibitions organiza uma série de eventos, incluindo exposições, conferências, congressos e reuniões. O portfólio contém mais de 500 eventos que atendem 47 setores da indústria, abrangendo: aeroespacial e aviação, automotivo, construção, eletrônicos, energia, engenharia, entretenimento, meio ambiente, alimentação e hospitalidade, presentes, saúde, TI, jóias, ciências naturais e farmacêutica, propriedades/imóveis, manufatura, máquinas e equipamentos educação médica, embalagem e transformação, impressão e comunicação visual, segurança, esporte e lazer, turismo.

O estreito relacionamento da Reed com profissionais, associações de classe e órgãos governamentais assegura que cada evento seja de interesse e relevância para os mercados atendidos. Como resultado, muitos eventos da Reed tornaram-se líderes em suas áreas.

A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações. Em 2006, a Reed Elsevier obteve um lucro bruto de £1,052 milhões, sobre uma receita de £5,398 milhões.