Uma multidão na ‘Carretella del Vin’ em Santa Teresa, Espírito Santo

0
531
Comunidade italiana de Santa Teresa-ES, dia lembra o sorteio dos lotes, em 1875, aos imigrantes italianos. (Foto F. Coutinho)

Uma multidão tomou as ruas de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo, neste sábado (24/6) para celebrar os 143 anos da imigração, na primeira cidade brasileira fundada por imigrantes italianos. O município tem 23,8 mil habitantes e, segundo os organizadores, a festa atrai aproximadamente 20 mil pessoas à cidade, todos os anos.

Ponto alto da Festa do Imigrante, a ‘Carretella del Vin’ que, este ano, nnão distribuiu vinho e teve início às 11 horas, com distribuição de linguiça e polenta fritas.

Moradores vestiram-se com roupas típicas em carros alegóricos, que tinham réplicas das casas dos imigrantes. Eles também representaram o trabalho dos pioneiros, por exemplo, com a produção de polenta, durante o desfile.

Houve ainda apresentação do grupo de dança do ‘Circolo Trentino di Santa Teresa’, além da banda Brasitália, que com um trio elétrico em forma do navio, ou “nave”, La Sofia, ícone da imigração, cantava as músicas italianas mais populares, animando a multidão.

Na manhã de domingo (25) aconteceu a ressaca da ‘Carrettella Del Vin’, na Praça Augusto Ruschi, seguida de apresentação de grupos de dança e show com Procópio e Banda.