u O estande da Fiat no 79º Salão de Genebra traz o conceito do “jardim tecnológico”. Natureza e tecnologia, ecologia e diversão são os valores que estão na base do projeto. O percurso do estande leva os visitantes a um jardim suspenso, passando por paisagens que simulam colunas gigantes, grandes espelhos em movimento e lagos. Inspirado no rigor geométrico do tradicional “jardim estilo italiano”, tem como seu ponto mais atrativo um enorme aviário.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Nesse cenário, os visitantes descobrem um mundo cheio de emoções, fantasia e estilo: tudo no marco da inovação tecnológica, do “made in Italy” e do respeito ao meio ambiente. O novo Fiat 500C é o protagonista absoluto do estande. Esta versão original cabriolet debuta no Salão de Genebra. Também é dada uma importância relevante ao compromisso da Fiat no campo da proteção ao meio ambiente e da mobilidade sustentável – um compromisso da marca no desenvolvimento de seus modelos. Neste campo foi criado recentemente um site específico, acessível pelo portal Fiat (www.fiat.it – www.fiat.com), e dedicado a mostrar o compromisso com o meio ambiente durante todo o ciclo de vida do veículo: desde a pesquisa preliminar, até a desmontagem, passando pelo design e desenvolvimento ou a própria utilização diária do automóvel.

Uma das manifestações desse compromisso ecológico da Fiat é mostrada no próprio Fiat 500, que desde seu lançamento em 2007, respeita em todas as motorizações os requisitos da norma Euro 5. Outra demonstração pode ser encontrada também no Fiat 500 exposto em Genebra, caracterizado pelo logo Pur-O2. Este emblema identifica um grupo restrito e selecionado de modelos (500, Croma e Bravo) que, por seus conteúdos tecnológicos e baixos níveis de emissão de CO2, se situam na vanguarda do panorama automobilístico internacional. Em particular, o 500 Pur-O2 exposto, equipado com o motor a gasolina de 1,2 litro, também traz o novo dispositivo “Start&Stop” (desenvolvido pela Engineering & Design da Fiat Group Automobiles e pela Fiat Powertrain Technologies, com a importante contribuição dos provedores líderes: Magneti Marelli e Bosch). No Bravo e no Croma a marca Pur-O2 inclui os especiais “pack eco”, com pneus ‘verdes’, óleos com baixa viscosidade, kits aerodinâmicos e câmbios com relações modificadas.

Em Genebra, também existe um espaço para outras versões do Fiat 500, demonstrando que o modelo não é simplesmente um supercompacto de segmento A, mas também uma verdadeira “plataforma” sobre a qual a Fiat desenvolve toda uma família de automóveis com tecnologia de categorias superiores. Desfilam, deste modo, pela passarela suíça dois exemplares da série especial “Fiat 500 by Diesel”, expressão do melhor Made in Italy, e uma versão esportiva equipada com o motor a gasolina 1.4 de 100 cv com um câmbio Dualogic com alavancas “tipo borboletas” no volante.

O Salão de Genebra também apresenta a nova coleção de “personalizações” do Fiat 500, que convertem o veículo em único e exclusivo. Caracterizada pelo cuidado no detalhe, a nova gama de acessórios explora formas e áreas de aplicações originais que atraem especialmente ao mercado feminino, como um acessório porta-cosméticos.

Fiat 500C

No Salão de Genebra estréia o Fiat 500C, que será lançado em toda Europa nos próximos meses. A versão Cabriolet homenageia ao carro “descoberto” de 1957, mas, ao mesmo tempo, propõe soluções de vanguarda no setor da mecânica, dos motores e do bem estar a bordo.

Com sua inovadora capota – que proporciona uma verdadeira “janela para o céu” -, o novo 500C conserva as mesmas dimensões do modelo padrão (3,55 m de comprimento, 1,65 m de largura e 1,49 m de altura). Ele pode ser equipado com três diferentes motores: o turbodiesel 1.3 Multijet de 75 cv com um câmbio mecânico de 5 marchas e os dois a gasolina 1.2 de 69 cv e 1.4 de 100 cv, ambos disponíveis com câmbio mecânico ou Dualogic. Todos eles se destacam pelo rendimento, tecnologia e respeito ao meio ambiente. Além disso, confirmando ainda mais o compromisso da Fiat no campo da proteção ao meio ambiente e da mobilidade sustentável, o novo 500C adota o sistema “Start&Stop”, o dispositivo que controla a parada temporária do motor e sua posterior arrancada.

Fabricado em Tichy (Polônia), o Fiat 500C herda todas as características ganhadoras do carro original: a segurança, no máximo de sua categoria, a habitabilidade com qautro lugares confortáveis para adultos e um bagageiro. Além disso, o porta-malas, graças a um engenhoso sistema de dobradiças, oferece um acesso simplificado, inclusive quando a capota está em posição de abertura total.

Verdadeiro objeto de design, a capota do Fiat 500C é caracterizada pelo movimento com comando elétrico, e traz soluções técnicas como a terceira luz de freio incorporada nela. Disponível em três cores (marfim, vermelho e preto), a capota combina com diversas cores de carroceria, duas delas criadas para este novo carro: um vermelho perolado e um cinza especial, típico de um esportivo.

O 500C confirma assim a indiscutível liderança da Fiat neste segmento. As constantes inovações introduzidas ao modelo estabelecem novos padrões de conforto e segurança, além de novos acessórios, mas sem renunciar o inconfundível “estilo italiano”. Desta maneira nasce um cabriolet que proporciona grandes emoções, garante o máximo prazer ao dirigir, que une suas linhas fascinantes com o rendimento de motores elásticos e respeitosos com o meio ambiente.