Lançado em agosto de 2006, o Cavallino, o pesado de entrada da Iveco apresenta-se para a linha 2008 com uma importante mudança de especificação técnica e novos detalhes estéticas em sua cabine.

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A maior mudança se dá no PBTC (Peso Bruto Total Combinado) do modelo, que passa de 43 toneladas para 45 toneladas, alteração aprovada pela engenharia Iveco diante dos excelentes resultados de campo obtidos pelo modelo junto aos operadores brasileiros que utilizam o modelo desde o seu lançamento.

 

As novidades estéticas incluem pára-choque pintado na cor da carroçaria, o logo lateral Iveco, maçanetas das portas idênticas as do seu irmão maior Stralis e máscaras laterais maiores. O logo “Cavallino” ganhou maiores dimensões e local de maior destaque na frente do modelo. Outra alteração é a inclusão do indicativo de potência do motor nas portas. Neste caso, o número 320, uma referência aos 320cv do motor Iveco Cursor 8.

 

O Cavallino atende a uma ampla faixa de utilização, desde o transporte de cargas volumosas e de baixa densidade, característica de produtos industrializados como eletrodomésticos, móveis e veículos, até de cargas de médio peso específico como produtos frigorificados, líquidos a granel, alimentos e outros produtos. Com suas especificações, o Cavallino tem se apresentado o veículo ideal para o transporte de curtas e médias distâncias.

 

A partir de seu lançamento, a Iveco introduziu no País o motor Iveco Cursor 8, um dos mais modernos motores diesel do mundo, com características construtivas que asseguram o baixo consumo de diesel e uma elevada durabilidade. Produzido em Sete Lagoas (MG), juntamente com o caminhão, este motor pertence à mesma família do Cursor 13, que equipa o pesado Iveco Stralis, que faz sucesso em seu segmento devido aos sucessivos recordes de economia de combustível. Com a baixa tara da linha média EuroCargo, as qualidades do motor Cursor 8 e a mecânica robusta de um caminhão pesado, o Cavallino apresenta uma das melhores relações custo-benefício do segmento de 45 toneladas.

 

O Cursor 8 vem equipado com injeção eletrônica e turbo-intercooler, tem 7,8 litros, com 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e eixo-comando de válvulas no cabeçote, o que garante maior eficiência na combustão, rapidez nas respostas e melhores acelerações e retomadas. Desenvolve uma das mais altas potências do segmento: 320 cv a 2.400 rpm. Quando acoplado a um semi-reboque de três eixos convencionais, o Cavallino dispõe de 7,7 cv para cada tonelada movimentada, uma relação cv/tonelada das mais altas do setor, o que se traduz em boa capacidade de arranque e facilidade de manter elevadas velocidades de cruzeiro.

 

A taxa de compressão do Cursor 8 (16:1) é a menor dentre os seus concorrentes, o que resulta em menores solicitações mecânicas e maior durabilidade. O torque máximo é de 123 kgfm a 1.300 rpm, sendo que 80% desse valor está disponível numa faixa de utilização bastante ampla, que vai de 1000 a 2.400 rpm.

 

A caixa de câmbio é a ZF 16S 1650, com 16 marchas à frente, totalmente sincronizadas, com Over-Drive. Normalmente utilizada em caminhões de potência superior ao Cavallino, atende com folga e tranqüilidade suas demandas, o que significa menor nível de solicitações e conseqüentemente maior durabilidade ao conjunto e economia de combustível. Suas relações de marchas possibilitam que o motor funcione em sua faixa ideal de rotação, proporcionando maior economia de combustível em todas as condições de uso.

 

Freio-motor de descompressão

 

Com o Cavallino, o transportador pode alcançar menores custos de manutenção devido ao menor desgaste das lonas. A garantia de economia vem do exclusivo Iveco turbo Brake, um freio motor de descompressão com elevada potência de frenagem.

           

O Iveco Turbo Brake é acionado por ação no came das válvulas de escape, controlada pela Unidade Central Eletrônica (ECU). Quando o motorista solicita o freio-motor, as válvulas de escape abrem ligeiramente no final da fase de compressão, liberando assim o ar acumulado no cilindro. Além disso, a injeção de combustível é cortada automaticamente. Dessa forma, a explosão não ocorre e elimina-se o efeito-mola, que tenderia a acelerar novamente o pistão. A rotação do motor cai de forma acentuada e o trem de força segura o caminhão.

 

Como na gama Stralis, o comando do freio-motor de descompressão do Cavallino pode ser acionado de três formas distintas: retirando o pé do acelerador, pisando no pedal do freio de serviço ou pressionando um pedal situado no assoalho da cabine.

 

Mais um dos benefícios do Cursor 8 é o “cruise control”, ou piloto automático, que pode ser facilmente acionado a partir de 30 km/h por meio de uma alavanca localizada ao lado do volante. O sistema permite ao usuário manter um ritmo constante de viagem com maior segurança, economia de combustível e eficiência, sem a necessidade de utilizar o pedal do acelerador. O motorista ainda pode utilizar um limitador de velocidade, por meio de uma tecla instalada no painel. O controle de rotação, incluído no sistema, otimiza a utilização dos equipamentos hidráulicos.

 

Cabine confortável e espaçosa

 

A cabine do Cavallino apresenta conforto, funcionalidade e espaço. O veículo vem sendo comercializado nas versões cabina simples e leito (esta com cama e cortinas envolventes).

 

O Cavallino vem equipado com climatizador elétrico de série, que pode funcionar mesmo quando o motor está desligado, mantendo uma temperatura agradável no interior do veículo. A cabine ainda possui basculamento hidráulico, com ângulo que supera os 60º, permitindo rápido acesso ao motor, agilizando e facilitando a manutenção. Os limpadores de pára-brisas cobrem mais de 80% da área de visão do motorista e o sistema de ventilação possui desembaçadores de rápido efeito.