u A Iveco anunciou parceria com a Unifemm – Centro Universitário de Sete Lagoas – para a criação do curso de Engenharia de Produção com ênfase em Mecânica, que terá início no segundo semestre deste ano. Além da colaboração na criação da grade curricular do curso, a Iveco apoiará a iniciativa com palestras na faculdade e aulas práticas em sua fábrica de Sete Lagoas, MG.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

Os alunos terão acesso às tecnologias de ponta utilizadas pela montadora para o desenvolvimento de seus veículos, entre elas a sala metrológica, o sistema robotizado utilizado na pintura dos veículos, além de conhecer diferentes aspectos dos processos de montagem. Durante todo o curso, que terá duração de cinco anos, a Iveco será responsável por palestras técnicas com enfoque na disciplina, além de fornecer estágio curricular para 25% dos estudantes matriculados.

 

Segundo definição do professor Ricardo Naveiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a engenharia de produção está associada às engenharias tradicionais e seu aluno aprende matérias relacionadas a economia, meio ambiente, finanças, além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.

 

O professor da UFRJ e diretor técnico da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), lembra que o engenheiro de produção pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de indústria. “Além da análise de investimentos, as instituições tem procurado os engenheiros de produção recém-formados para trabalharem em mesas de bolsa e mercado aberto. Os profissionais destas áreas devem ter uma sólida formação matemática e alto grau de raciocínio lógico e abstrato, requisitos mais facilmente encontrados nas áreas ligadas à engenharia. Mais de 50% dos engenheiros de produção que se formam pela UFRJ são contratados por empresas desta área”, afirma a professora Adriana Noce, coordenadora do curso da Unifemm.

 

Entre as disciplinas já aprovadas pelo MEC estão introdução à engenharia de produção, desenho técnico e mecânico, gerência de produção, ergonomia, circuitos elétricos, eletrônica analógica digital, controle estatístico da qualidade, entre outros.

Podemos colaborar intensamente com o conteúdo deste curso e auxiliar na capacitação de novos profissionais, salienta Angel Fiorito, diretor industrial superintendente da Iveco Fiat.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As inscrições para o vestibular estarão abertas no site do Centro Universitário (www.unifemm.edu.br) entre os dias 2 e 18 de julho, com provas marcadas para o dia 29 de julho. A divulgação do resultado do primeiro processo seletivo está programada para o dia 6 de agosto. O curso será ministrado no período noturno e terá 100 vagas.