u A urna eletrônica? Na Italia nem sabem que existe. Na gabine eleitoral o eleitor leva 02 (duas) cédulas com um lápis. Pode acontecer que o lápis se encontra também dentro a gabine de papelão bem amarrado com um barbante de segurança. Dentro na cédula os símbolos dos partidos, mas nenhuma possibilidade de escolher os candidatos, assim se o eleitor escreve um nome preferencial, o voto é anulado. Desta maneira, os partidos já escolhem os próprios representantes, sem nenhuma interferência da parte dos eleitores.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

O afastamento da política dos cidadãos deriva de uma sempre mais vasta corrupção; O último caso é aquele do ministro da justiça do governo passado, envolvido com sua família em escândalos e falcatruas. Apesar desta situação, na recente campanha eleitoral nenhum candidato teve coragem de enfrentar o problema da corrupção e de esclarecer os fatos criminosos contra a administração da justiça e o patrimônio público.

 

A região do Veneto se encontra entre duas regiões autônomas: Alto Adige (Tirol) e Friuli. Também o Veneto reclama sua autonomia ha mais de 20 anos. A situação é assim explosiva que muitos municípios do Veneto que ficam na divisa com a região autônoma, já organizaram públicos referendum para sair do Veneto e fazer parte das regiões limítrofas. Isto poderia significar isenções fiscais, melhores possibilitades de trabalho, financiamentos para compra ou reforma da residência. Apesar de que todos os referendum obteram resultados favoráveis para anexão às regiões vizinhas, nenhuma respostas veio do governo de Roma que se demonstra surdo a cada proposta de mudança.

 

Ao contrário no Veneto, aumenta o poder dos grupos organizados dos meridionais. Recentemente, se manifestou na região um novo movimento político chamado “Io non voto” (Eu não voto). Se descobriu que o organizador do movimento era um oficial do exército que vinha do Sul, provavelmente financiado dos grupos meridionais. Sua intenção era de aproveitar a onda da protesta veneta, com o alvo de tirar votos aos eleitores locais, favorecendo as organizações meridionais. Enquanto isso, a economia vai em queda livre: os supermercados são quase vazios e nas grandes cidades quando acaba o mercado público, as pessoas vão a procura de frutas e verduras vencidas.

 

De noite, as cidades são verdadeiros campos de batalha. Sair significa ter problemas ou também ser assaltado. Fatos que não aparecem na televisão nacional da Itália, aonde os atores da comédia italiana falam alto, dançam e cantam “ O Sole Mio”.