Projeto Formare, que já beneficiou cerca de 120 jovens da região do ABC, oferece cursos nas áreas de assistente de produção, montagem mecânica e serviços

u A Magneti Marelli, empresa líder na fabricação de autopeças, anuncia período de inscrição – 08 a 23 de novembro – para a quarta turma das Escolas Formare de Mauá e São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. Serão 20 vagas para o curso profissionalizante de Assistente de Produção e Montagem Mecânica em Mauá e 20 vagas para o curso Assistente de Produção e Serviços em São Bernardo do Campo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O projeto, reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), proporciona aos adolescentes disciplinas teóricas e práticas, incluindo aulas de inglês, saúde, comunicação e educação física. Com duração de um ano, o curso é realizado dentro da empresa e os alunos recebem benefícios como bolsa-auxílio de meio salário mínimo, transporte, alimentação, convênio médico e odontológico.

Os interessados no curso de Assistente de Produção e Montagem Mecânica devem comparecer à unidade da Magneti Marelli de Mauá para retirar as fichas de inscrição que estão disponíveis na recepção da empresa. As fichas devem ser entregues preenchidas no período de 9 a 23 de novembro, no mesmo local. A sede de Mauá está localizada na Avenida Manuel da Nóbrega, nº 350, no Capuava (próxima a estação de trem Capuava). Os jovens aprovados nesta primeira etapa de seleção farão prova escrita de português, matemática e conhecimentos gerais no domingo, dia 2 de dezembro de 2007, às 8h30 da manhã, na FAMA – Faculdade de Mauá –, na Rua Vitorino Dell Antonia, nº 349, na Vila Noêmia, em Mauá.

Já os interessados no curso de Assistente de Produção e Serviços devem comparecer à unidade da Magneti Marelli de São Bernardo do Campo; as fichas de inscrição estão disponíveis na recepção da empresa. As inscrições devem ser entregues preenchidas no período de 9 a 23 de novembro, no mesmo local. A sede de São Bernardo do Campo está situada na Rua Garcia Lorca, nº 105, no Rudge Ramos. Os jovens aprovados nesta primeira etapa de seleção farão prova escrita de português, matemática e conhecimentos gerais no domingo, dia 2 de dezembro de 2007, às 8h30 da manhã, no Sesi – São Bernardo do Campo, localizada na Rua Suécia, nº 900, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo.

Exemplos De Sucesso

Desde que foi implantado nas unidades de Mauá e São Bernardo do Campo, o projeto já beneficiou 120 jovens na região do ABC. Com o objetivo de colaborar ao máximo com os recém-formados, a Magneti Marelli realiza acompanhamento durante seis meses após o término do curso, onde são realizadas diversas ações para posicionar os jovens adequadamente no mercado de trabalho. Os ex-alunos recebem ainda orientação desde como elaborar o currículo até qual é a forma mais correta para agir em uma entrevista de emprego. Além disso, são levantados os perfis dos jovens para posteriormente serem encaminhados para as empresas parceiras da Magneti Marelli.

Douglas Souza Carvalho, 19 anos, é um exemplo de como o projeto pode beneficiar os jovens. Formado em Assistente de Produção e Montagem Mecânica na segunda turma do Formare de Mauá, em agosto de 2006, o ex-aluno estagia atualmente no Centro Técnico da Marelli Cofap. Para Douglas, o curso foi a porta de entrada para iniciar seus estudos de capacitação. “Nunca tinha trabalhado. O Formare não só me deu capacitação profissional como uma grande oportunidade de trabalhar em uma empresa multinacional”, conclui o estudante que hoje cursa Mecatrônica em uma escola técnica do ABC.

Outro exemplo de vitória através do projeto é dado por Jonathan Amorim Ferreira de Andrade, formado na primeira turma de Assistente de Produção e Serviços em São Bernardo do Campo. O ex-aluno trabalha atualmente na produção da unidade da empresa em que concluiu o curso.

O complexo fabril da Magneti Marelli, em Hortolândia, também está com inscrições abertas para a quinta turma do Formare. São 20 vagas para o curso profissionalizante gratuito de Assistente de Produção e Montagem Eletroeletrônica. Os interessados devem comparecer no dia 24 de novembro, sábado, das 9h00 às 12h00, na sede da empresa em Hortolândia – Avenida da Emancipação, 801, Jd. Santa Rita de Cássia.

Inscrições Mauá

Para participar do processo seletivo da Escola Formare de Mauá, o candidato deve atender aos seguintes pré-requisitos:

·         Ser nascido entre 01/06/1990 e 31/12/1991;

·         Morar em Mauá, Santo André ou Ribeirão Pires;

·         Ter renda máxima mensal por pessoa da família de R$ 190,00;

·         Estar cursando o ensino médio;

·         Não freqüentar ou ter freqüentado qualquer tipo de curso profissionalizante;

·         Não ser filho de colaborador de empresas do Grupo Magneti Marelli.

 

No dia da inscrição, o candidato deve levar RG, CPF, declaração de escolaridade atualizada, cópia de comprovante de residência e cópia de comprovante de renda ou carteira de trabalho de cada um dos membros da família. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelos telefones (11) 2144-1961 ou 2144-1620.

Inscrições São Bernardo do Campo

Para participar do processo seletivo da Escola Formare de São Bernardo do Campo, o candidato deve atender aos seguintes pré-requisitos:

·         Ser nascido entre 01/06/1990 e 31/12/1991;

·         Morar em Diadema ou São Bernardo;

·         Ter renda máxima mensal por pessoa da família de R$ 190,00;

·         Estar cursando o ensino médio;

·         Não freqüentar ou ter freqüentado qualquer tipo de curso profissionalizante;

·         Não ser filho de colaborador de empresas do Grupo Magneti Marelli.

 

No dia da inscrição, o candidato deve levar RG, CPF, declaração de escolaridade atualizada, cópia de comprovante de residência e cópia de comprovante de renda ou carteira de trabalho de cada um dos membros da família. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelos telefones (11) 2176-0520.

O projeto Formare

O Formare é um programa da Fundação Iochpe e tem como objetivo oferecer Cursos de Educação Profissional para jovens de baixa renda, aproveitando o know how de grandes empresas e proporcionando chances reais de emprego aos adolescentes das comunidades onde as fábricas estão inseridas. O grande diferencial do projeto é que as aulas são ministradas pelos funcionários da própria empresa. O Grupo Marelli possui, ao todo, 320 voluntários envolvidos com o projeto.

Desde que adotou o Formare em fevereiro de 2004, a Magneti Marelli já beneficiou 198 jovens carentes com escolas instaladas em cinco unidades do Grupo: Amparo, Hortolândia, Mauá e São Bernardo, em São Paulo, e Lavras, em Minas Gerais.

Na unidade de Lavras, o curso de Mecânica de Produção e Montagem de Produtos, já está na quarta turma, com 58 alunos formados e 50 educadores voluntários. Na unidade de Hortolândia, o curso de Assistente de Produção e Montagem Eletromecânica, já formou 60 alunos, com 61 educadores voluntários. Em São Bernardo do Campo, o curso de Assistente de Produção e Serviços já está na terceira turma, com 40 alunos formados e 35 educadores voluntários. Na unidade de Mauá, o curso de Assistente de Produção e Montagem Mecânica está na terceira turma, com 40 alunos formados e 55 educadores voluntários. Já a unidade de Amparo, que conta com 120 educadores voluntários, iniciou o curso Operador de Manufatura de Produtos em Metal e Serviços em agosto de 2007 para 20 alunos.

No Brasil, o Formare mantém 67 escolas, 42 empresas parceiras, 51 cursos, 1.340 alunos em formação, 2.528 educadores voluntários, no total de 47 municípios em 10 estados. Cerca de 5 mil jovens já passaram pelos cursos do projeto e 80% estão empregados. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.formare.org.br