PATROCINANDO SUA LEITURA

 O encontro da sofisticação com

a maior economia de combustível

 

 

 

·         O caminhão pesado mais econômico do Brasil chega com  nova cabine de interior luxuoso, novo painel e computador de bordo multifuncional;

 

·         Novo design de linhas aerodinâmicas transmite imagem de força e requinte e agrega valor à marca do transportador;

 

·         Moderno motor Iveco Cursor 13 de 380cv e 420 cv e o exclusivo Iveco Turbo-Brake proporcionam versatilidade e segurança;

 

·         Cinco versões: 4X2 380 cv, 4X2 420cv, 6X2 380cv, 6X2 420 cv e 6X4 420 cv, com opções de teto alto e teto baixo. Maior versatilidade para o transportador;

 

·         Modelo chega ao mercado a partir de novembro deste ano, após apresentação na Fenatran 2007.

 

 

Apresentação

 

 

Com a nova gama Iveco Stralis, que chega ao mercado brasileiro em novembro deste ano, a montadora conseguiu transformar o caminhão pesado mais econômico do Brasil num dos modelos mais requintados de sua categoria. Consagrado pela robustez, pelo menor consumo de combustível do segmento de pesados e excelente produtividade, a nova família Iveco Stralis utiliza agora a nova cabine lançada há apenas sete meses na Europa, com linhas externas elegantes e aerodinâmicas e um interior prático, luxuoso e confortável para o motorista. O Iveco Stralis, que já era um excelente caminhão pesado, ficou ainda melhor.

 

Com ele, a Iveco vai agregar mais velocidade à grande arrancada de vendas obtida pela atual família Stralis no mercado brasileiro. De janeiro a setembro deste ano, o Iveco Stralis foi o caminhão pesado que mais cresceu em vendas no Brasil, com 1.900 unidades comercializadas no atacado, um desempenho 230% maior que o registrado no mesmo período de 2006. No varejo, em seu segmento específico (> 45 ton > 320cv), o Stralis ganhou 6,2 pontos percentuais de market share, fechando o acumulado do ano até setembro com 14,8% de participação no mercado dos pesados no País (contra 8,6% no mesmo período do ano passado).

 

Disponível nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4 e com duas motorizações (380cv e 420cv), a nova gama Iveco Stralis chega com a oferta de cinco versões, todas com cabine leito e opção de teto alto ou baixo. E é exatamente a cabine que chama a atenção por trazer muitos sinais de renovação. O destaque é a nova grade frontal, com sulcos mais largos e profundos e que incorpora o novo logotipo tridimensional e metalizado Iveco, reforçando a imagem de robustez do modelo. A mudança de posição do logo abriu mais espaço para a aplicação do logotipo dos clientes.

 

No geral, o modelo apresenta um visual mais limpo e polido devido às superfícies da carroceria com encaixes perfeitos, um novo teto de linhas mais aerodinâmicas e o pára-sol externo de desenho modificado. Os faróis e indicadores de direção agora vêm agrupados num único bloco óptico, inseridos no novo pára-choque. Os espelhos retrovisores são maiores, com desembaçador e seus suportes são feitos em plástico de alta resistência e formato aerodinâmico. Nas laterais, as escotilhas são mais amplas e têm acionamento elétrico.

 

 

Computador de bordo multifuncional

 

Outras novidades estão dentro da cabine. O painel de instrumentos, com novo desenho, de fácil visualização e leitura, incorpora um computador de bordo com visor de cristal líquido posicionado à frente do motorista, que disponibiliza informações importantes quanto ao acompanhamento das condições do conjunto mecânico, como nível do óleo do motor (no momento da partida), pressão do óleo e pressão do ar do sistema de freios.

 

O computador de bordo também é um instrumento de gerenciamento de frota, pois permite ao motorista o controle constante e direto sobre seu desempenho na condução do veículo. Ele pode mapear dois trechos de viagem (Trip 1 e Trip 2), indicando distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível em litros e tempo de viagem. Faz também um check-up de todo o sistema depois de três segundos da ignição do motor. Em caso de anomalias, indica seu código, quantas vezes ocorreram e outras informações. Checa também todas as luzes externas. E o computador ainda indica a temperatura externa, hora e despertador.

 

Bastante ampla e revestida de cores harmônicas e materiais agradáveis ao toque, a nova cabine ficou mais luxuosa e confortável. O banco do motorista possui suspensão e ajuste pneumáticos, bem como a coluna de direção, o que permite perfeita acomodação do motorista. De série, o modelo ainda traz climatizador, mais de 20 porta-objetos, cama mais larga, CD player e travamento central das portas. Como opcionais, a Iveco disponibiliza freios ABS, cama superior, defletor de ar, rodas de alumínio, ar-condicionado, banco do passageiro com ajuste pneumático, geladeira e buzina a ar. O Stralis oferece conforto de carro de luxo.

 

 

 

 

Cursor 13 e Iveco Turbo-Brake: tecnologia e segurança

 

O novo Stralis traz o consagrado motor Cursor 13, cujo excelente desempenho está aliado ao baixo consumo de combustível. Produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, MG, em duas versões de potência (380 cv e 420 cv), o Cursor 13 tem seis cilindros em linha e grande capacidade (13 litros), o que lhe garante fôlego para manter seu pico de torque por faixas de rotação mais amplas que os concorrentes. A versão de 380cv  desempenha 183 kgfm de torque máximo constantes entre 1.000 e 1.400 rpm. Na versão de 420cv, por sua vez, os 194 kgfm estão disponíveis entre 1.000 e 1.500 rpm.

 

O inteligente desenho das linhas de potência e torque do Cursor 13 é uma das razões do baixo consumo do motor. Na saída, com um leve toque no acelerador, o motorista passa da marcha lenta de 800 rpm para 1.000 rpm e já entra na faixa cheia de torque, permitindo o fácil avanço a partir da imobilidade. Quando começa a ganhar velocidade, sobem as rotações do motor e então, a partir de 1.400 rpm (no caso da versão 380cv) e de 1.500 rpm (480cv), ao final da faixa plana de torque, a potência atinge seu pico, permitindo o desempenho adequado e econômico.

 

Para frear, o Cursor 13 oferece ampla segurança, pois incorpora o exclusivo freio-motor por descompressão Iveco Turbo Brake, que atinge uma potência de frenagem de 347 Cv. a 2.400 rpm. O freio-motor atua no final da fase de compressão, abrindo as válvulas de escape para liberar o ar acumulado, enquanto a injeção de combustível é cortada automaticamente pela central eletrônica. Isso evita a combustão do diesel e reduz a velocidade do veículo. O sistema garante maior capacidade de frenagem e segurança operacional.

 

A caixa de mudanças de série em toda a linha Stralis é a ZF Ecosplit 16 S 2280 TO de 16 marchas, sincronizadas à frente, com a 16ª velocidade Overdrive, e duas a ré. Com capacidade de torque superior à saída do motor, garante menor desgaste e menor índice de quebras. Outro diferencial é o “Servoshift”, inovador sistema auxiliar de engate que permite ao condutor mudanças de marchas comparáveis às de automóveis em suavidade e precisão.

 

A suspensão, freios e eixos, dentre outros equipamentos do caminhão, foram mantidos, pela reconhecida competitividade no mercado. O eixo dianteiro, por exemplo, tem capacidade técnica maior que os concorrentes (8 t) e é o único na categoria com lubrificação a óleo nos cubos (mais eficiente que a graxa utilizada pelos outros modelos do mercado, que permite manutenção mais espaçada no tempo). Há, ainda, a opção de redução no cubo do eixo traseiro na versão 4×2.

 

 

 

 

490 S 38T

490 S 42T

570 S 38T

570 S 42T

740 S 42TZ

 

A nomenclatura dos novos Stralis, com cinco modelos, segue o padrão mundial da Iveco. Os três primeiros números indicam o PBTC; a letra intermediária S faz referência ao nome (Stralis); os dois números seguintes dizem respeito à potência do motor; colocada ao final, a letra T indica cavalo-mecânico (ou Tractor), enquanto a combinação TZ diz que a tração traseira é 6X4 mecânica. A sigla HR, quando utilizada, faz referência ao eixo traseiro com redução no cubo.