A multinacional italiana equipa a nova sensação da Volkswagen, o Golf GTI, e outros lançamentos de montadoras consagradas como Ferrari, Mercedez-Benz, BMW e FIAT

PATROCINANDO SUA LEITURA

u Milão Durante o 62º Salão Internacional do Automóvel, que acontece em Frankfurt, entre os dias 13 e 23 de setembro, a Pirelli Pneus exibirá clássicos europeus como vitrine para seus pneus. O novo Volkswagen Golf GTI Pirelli, a Ferrari F430 Scuderia, Bentley Continental GT Speed, o novo compacto VW Tiguan SUV, o original Mercedes-Benz Classe C “T”, no estilo “station-wagon”, e o BMW Série 1 Cupê estão entre as novidades.

O novo Golf GTI retorna ao mercado 25 anos depois da estréia do primeiro modelo lançado pela montadora alemã, em 1983, quando foram vendidas 10.500 unidades em apenas seis meses e hoje é considerado raridade entre os colecionadores. O novo Golf GTI Pirelli combina a tecnologia e o estilo da Itália e do Norte da Europa e, assim como seu progenitor, já atraiu o interesse de seus fãs. 

Entre as principais características do Golf GTI destacam-se o aro leve 5P Pirelli de 18 polegadas, o espaço interno possui design inspirado no novo PZero Pirelli, além do motor mais potente já construído para um GTI.  Os quatro cilindros turbinados de dois litros, com injeção direta, geram 230bhp, garantindo ao novo Golf GTI Pirelli a capacidade de atingir 245km/h e de passar de zero a 100km/h em apenas 6.8 segundos, caindo para 6.6 segundos na versão com uma caixa de câmbio seqüencial com embreagem dupla (DSG), opcional, que garante que o veículo desfrute de potência constante, mesmo nas mudanças de marcha.

Toda essa potência coloca o Golf GTI Pirelli no topo do seu segmento, sem prejuízo ao nível de consumo de combustível, considerado modesto: 100 quilômetros com apenas 8,2 litros de combustível; sendo que com a DSG esse número cai para 7,9 litros. O novo Golf GTI Pirelli é equipado com os novos pneus Pirelli PZero, para equipar os supercarros e já escolhidos como equipamento original por outros carros esportivos de grande potência. A novidade da Volkswagen estará disponível em quatro cores, incluindo o amarelo-girassol, exclusividade desse modelo, com pára-choque na mesma cor do carro.

 

O Pirelli PZero também equipa o Bentley Continental GT Speed, uma variação ainda mais robusta do famoso cupê britânico, gerando nada menos que 610bhp. A Bentley também escolheu o Pirelli PZero Rosso para o Brooklands, cupê de grande prestígio lançado em março deste ano, sendo vendido no mercado italiano por mais de € 330 mil. O PZero Rosso também foi o escolhido para equipar os modelos Arnage e Azure.

 

Outra novidade da Pirelli de grande importância é a estréia da Ferrari F430 Scuderia, a versão derivada das competições de salões da montadora de Maranello. Ao explorar a experiência acumulada em corridas da famosa competição ‘Ferrari Challange’ – tendo a Pirelli como único fornecedor nos últimos 15 anos – a empresa de Modena desenvolveu uma variação “extrema” da F430, que usa somente o PZero Corsa. Ainda dentro do mundo “produzido na Itália”, além dos pneus de alto desempenho da Pirelli, em exibição em Frankfurt, a nova Maserati Quattroporte GT S também estará em exibição, caracterizada por uma série de detalhes esportivos.

 

As soluções da Pirelli para a direção ecológica

 

No Salão de Frankfurt, os produtos “produzidos na Itália” tornam-se sinônimos de ecologia. A Pirelli está fornecendo pneus ecológicos para o novo lançamento da Fiat, o Panda. O carro terá pneus Pirelli Cinturato P4, sendo que a aparência do produto segue a mesma linha da nova família de pneus ecológicos da Pirelli, sendo apresentados pela primeira vez nessa feira e inspirados nos produtos que acompanharam o desenvolvimento da indústria automotiva italiana desde o período do pós-guerra até os anos 70.

 

O veículo ostenta soluções técnicas inovadoras para reduzir o impacto ambiental, como o uso extensivo de fibra carbônica e aços especiais com redução de peso e volume para acessórios como o ar condicionado. A Pirelli forneceu à Fiat o novo Cinturato P4, aprimorado e com novas misturas que ajudam a reduzir a resistência ao rolamento e melhoram a dinâmica do veículo, como a estabilidade lateral e as distâncias de frenagem.

 

A Pirelli é também a empresa favorita entre os lançamentos mais recentes dos fabricantes alemães de maior prestígio. Desde o compacto esportivo SUV Tiguan da Volkswagen (homologado com pneus Pirelli P6 de 16 polegadas) ao BMW Série 1 Cupê (adotando três medidas do Pirelli Eufori@ com tecnologia run flat), assim como a nova BMW M3 – que traz o Pirelli PZero como equipamento original – o Volkswagen Passat R36, também equipado com os novos  PZero em dimensões a partir de 19 polegadas, sem esquecer do Mercedes-Benz Classe C “T” (variação ao modelo station-wagon) exibido com o Pirelli PZero Rosso ou o Pzero Nero 16 ou 17 polegadas, de acordo com a versão.

 

A Audi, por sua vez, exibe seus modelos mais recentes como o RS6, equipado com os pneus PZero de 20 polegadas, e o R8 V10, com pneus PZero 19 polegadas. Já a Porsche deu um toque verde à homologação técnica do PZero Corsa 19 polegadas em seu imponente 997 GT2 que, dentro de poucos meses, será montado nas fábricas do produtor de Weissach, usando a variação mais esportiva da linha PZero, o Corsa.

 

Em Frankfurt, a Pirelli também expõe sua linha de pneus para uso no inverno que, a cada ano obtém ótimos resultados nos testes mais rígidos, tais como os organizados pelo ADAC (clube automotivo alemão) e pelos jornais de maior prestígio no setor automotivo. A linha invernal da Pirelli inclui outra novidade, especialmente para o mercado alemão: o Winter W270 Sottozero. O modelo é o primeiro pneu de inverno da Pirelli, com código de velocidade “W”, que chega a 270 km/h. Um novo PZero também estará à mostra em um atraente display vermelho.

 

SOBRE A PIRELLI PNEUS

 

Com 135 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, presente com 24 unidades industriais em 12 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes.  Na América Latina possui sete unidades produtivas, sendo cinco no Brasil (Gravataí, Campinas, Santo André, Sumaré e Feira de Santana), uma na Argentina (Merlo) e uma na Venezuela (Guacara).

 

Presente em todo território nacional com ampla Rede de Revendedores Oficiais, a Pirelli possui mais de 600 pontos-de-venda, cerca de 7000 profissionais treinados diretamente pelo fabricante, oferecendo produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado.

 

Com três Centros de Pesquisa, localizados na Itália, Alemanha e Brasil, a Pirelli desenvolve e aplica as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis; camionetas; tratores; motocicletas e bicicletas; pneus câmaras de ar; protetores e cordas metálicas para os pneus radiais.

 

Líder em inovação, está no país desde 1929, quando adquiriu sua primeira unidade no município de Santo André, em São Paulo. Os produtos fabricados no Brasil são exportados para mais de 130 países, incluindo Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos. Hoje, aproximadamente 6.000 pessoas trabalham na Pirelli Pneus brasileira, quase um terço do total de funcionários da empresa no mundo.

 

Com forte atuação no segmento esportivo a Pirelli está presente há 100 anos em competições de moto e automobilísticas, colaborando para a evolução do desempenho de pilotos e na conquista de prêmios e resultados.

 

Por meio de um conjunto de ações, a Pirelli interage com as comunidades e público dos locais onde atua, com programas de responsabilidade social e atividades voltadas para preservação do meio ambiente, para o desenvolvimento da cultura e capacitação profissional.