< ?xml:namespace prefix = st1 ns = "schemas-houaiss/mini" />

u BELO HORIZONTE – MG – Neste sábado 11 de Novembro de 2006 cerca de 30 pessoas da Associação de Amigos da Unione de Minas Gerais reuniram-se ao longo do dia < ?xml:namespace prefix = u2 />em Belo Horizonte

PATROCINANDO SUA LEITURA

< ?xml:namespace prefix = st2 ns = "schemas-houaiss/acao" />para discutir temas políticos conjunturais relativos à sociedade italiana e brasileira.

No final do dia foi lido e aprovado pela assembléia plenária um documento final (anexo) que contém as linhas diretrizes das futuras atividades da Associação, como a articulação de contatos com os diretórios estaduais mineiros dos partidos de centro-esquerda, a ampliação e disponibilização do website da Unione de Minas Gerais e a intensificação das atividades de informação política junto aos eleitores italianos do colégio eleitoral.

As principais reivindicações da Associação dizem respeito:

1) à extensão do direito ao voto nas eleições municipais para os estrangeiros residentes regularmente no Brasil;

2) o apoio às iniciativas da cooperação descentralizada entre municípios como sistema privilegiado de cooperação bilateral Itália-Brasil. Neste contexto, sugere-se a ampliação destas intervenções, com a implementação de iniciativas finalizadas ao intercâmbio cultural, inclusive com a criação de uma Universidade Italiana no Brasil.

Finalmente, a Unione de MG divulgou dois apelos:  aos simpatizantes e aos militantes da Unione no Brasil e na América Latina para que formalizem os coletivos que se identificam com o programa da Unione e à Coordenação da Unione em Roma para que disponibilize recursos financeiros e políticos, visando a estruturação concreta da rede da Unione no Brasil.